NOTÍCIA ANTERIOR
Menino de dez anos se distrai com videogame e cai em linha de metrô na Itália
PRÓXIMA NOTÍCIA
No Fórum Social, Lula pede que a África tome consciência de sua força
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/02/2011 | Internacional
Combates na fronteira entre Camboja e Tailândia recomeçam
As tropas do Camboja e da Tailândia retomaram nesta segunda-feira (7), pelo quarto dia consecutivo, os combates em uma região da fronteira comum em disputa, informaram fontes oficiais.

O porta-voz governamental cambojano, Phay Siphan, explicou que os confrontos pararam por volta da meia-noite, mas começaram outra vez ao amanhecer. Os combates da noite deste domingo (6) deixaram pelo menos dez feridos e ocorreram apesar do cessar-fogo acordado entre ambas as partes, após as primeiras trocas de tiros que, no último sábado (5), causaram cinco mortos e elevaram a tensão na fronteira.

O primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, defendeu neste domingo a atuação de seu governo com o Camboja em resposta à pressão que exerce a aliança nacionalista dos "camisas amarelas", que exige sua renúncia por causa da disputa territorial. Já o líder cambojano, Hun Sen, enviou uma carta ao Conselho de Segurança das Nações Unidas protestando pela "flagrante agressão" da Tailândia.

Os "camisas amarelas", que até agora tinham respaldado o Partido Democrata de Abhisit, estão há quase duas semanas acampados em frente à sede do Executivo para reivindicar mais dureza com o Camboja na disputa fronteiriça. Os manifestantes exigem que a Tailândia emita um memorando de entendimento para delimitar o acordo alcançado em 2000, rompa seus laços com a Unesco por considerar que o território pertence ao país vizinho e expulse da "zona quente" todos os soldados cambojanos.

Ambos os países arrastam o conflito desde o verão de 2008, quando a agência da ONU reconheceu Preah Vihear, um templo khmer do século 11, como patrimônio da humanidade no Camboja. A Tailândia reconhece o território, mas reivindica uma zona de 6,4 quilômetros quadrados situada nos arredores.


"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7732 dias no ar.