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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2010 | Turismo
Combate ao tráfico no Rio melhora imagem do Brasil, avalia ministro do Turismo
O enfrentamento ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro é considerado positivo para a imagem internacional do Brasil pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, de acordo com sua fala em evento nesta segunda-feira (29).

Apesar disso, 67% dos mais de 15.000 leitores que responderam a enquete na Folha.com acreditam que os episódios devem dificultuar a vinda de turistas para a Copa e Olimpíadas no país. Para 47% dos respondentes, a dificuldade será grande.

O ministro enfatizou a importância dos últimos acontecimentos na cidade, como a ocupação policial do Complexo do Alemão, coração do tráfico, para a construção da imagem do país no exterior.

Luiz Barretto Filho, ministro do Turismo do Brasil
"Estamos otimistas de que a ação dos governos do Rio e federal tenham impacto positivo na imagem do Brasil no exterior", afirmou ele, durante a abertura do seminário "A Imagem do País e a Produção Turística Internacional", promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

"Estamos no momento de virada de página para o Rio. Acredito que a discussão sobre a imagem do país está no mesmo patamar da infraestrutura, por exemplo", disse também.

O presidente da Embratur, Mario Moysés, afirmou que ainda não é possível avaliar o impacto das ações no Rio do ponto de vista turístico. Para ele, o importante é que o Brasil transmita que o intuito das ações contra a criminalidade é resolver o problema e que elas não são apenas medidas isoladas de repressão.

Solução
"O que está acontecendo é uma firme decisão para resolver um problema. E esse problema vai ser resolvido, não apenas em benefício dos turistas, mas, principalmente, da população do Rio de Janeiro", explicou o presidente do instituto, antes da abertura do seminário.

Ainda de acordo com Mario Moysés, a mídia internacional, embora mostre as imagens fortes, está apresentando o esforço brasileiro de combater o tráfico de drogas, enfrentado em muitas outras cidades.

"Mesmo que as imagens sejam fortes, a mídia internacional tem reportado que isso é um esforço para resolver um problema e que tem apoio da população", argumenta. "Esse problema está sendo enfrentado, inclusive, para se ter as melhores condições em 2014 [ano em que se realizará a Copa do Mundo no país] e 2016 [Olimpíadas no Rio de Janeiro]."

O especialista em identidade nacional, Simon Anholt, um dos palestrantes do seminário, disse que o Brasil está no caminho certo para fixar uma imagem de respeito no exterior. Segundo ele, o brasileiro já é muito bem visto lá fora, mas precisa ser mais respeitado como um povo organizado e desenvolvido.

"Quando anunciaram que o Brasil sediaria as Olimpíadas de 2016, vários jornalistas, de vários países, comentaram comigo que vai ser uma festa. O brasileiro tem uma imagem muito positiva no exterior, mas precisa ser mais respeitado", contou o especialista.

O seminário "A Imagem do País e a Produção Turística Internacional" é organizado ainda pelo Instituto Marca Brasil e tem o objetivo de discutir como a imagem do país tem impacto na sua promoção turística internacional e debater o cenário competitivo do turismo mundial e novas estratégias de promoção. O evento termina nesta terça-feira (30), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Com folha.com

Por Folha Online - Agência Brasil, em Brasília
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