NOTÍCIA ANTERIOR
Motor 1.0 do Novo Ka será mais potente do que rivais, diz montadora
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com novo visual e câmbio CVT, Fit chega neste mês por R$ 49,9 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/04/2014 | Veículos
Com venda em baixa e estoque alto, montadoras dão férias coletivas
Queda na exportação também motiva redução da produção de carros.

Anfavea diz que pretende manter empregos na indústria.


Montadoras de carros e caminhões estão dando férias coletivas e retomaram planos de demissão voluntária devido à queda nas vendas e nas exportações. O que tem de veículos prontos é suficiente para abastecer o mercado por 48 dias. O ideal para estoque é de 30 dias.

De janeiro a março do ano passado, foram emplacados 830.474 veículos no Brasil. No primeiro trimestre deste ano foram 812.754, um recuo de 2%.

As exportações caíram bem mais: quase 32,7% em um ano. De cada 10 carros exportados, 8 vão para a Argentina. Mas o Brasil está sem acordo comercial com o país vizinho: ele só deve voltar a vigorar no mês que vem.

A consequência é que as montadoras reduziram a produção. Por isso, a indústria decidiu dar licenças remuneradas, férias coletivas e oferecer planos de demissão voluntária, o chamado PDV.

"Os anúncios que estão sendo feitos são de mecanismos que busquem manter o emprego", diz o presidente da Anfavea, Luiz Moan. "Programas de demissões voluntárias é importante resssaltar que são especialmente dirigidos para os aposentados ou funcionários em fase de pré-aposentadoria."

A quantidade de vagas nas fábricas depende das vendas nas concessionárias. E elas andam vazias. O dólar valorizado e reajustes do preço do aço encareceram as peças. Além disso, as montadoras estão obrigadas desde o início do ano a instalar airbag e freios ABS nos carros novos, e isso tem um custo.

"A geração de emprego é a mais fraca dos últimos dez anos. A confiança das famílias está abaixo da média histórica, o crédito está sendo retomado de maneira muito devagar ainda", explica o analista do setor automotivo Rodrigo Bagi. "Todo esse conjunto de fatores faz com que as famílias olhem para o orçamento, olhem para o preço dos veículos, olhem para tudo o que elas tem que consumir com esse orçamento, e falam, não, agora eu não vou consumir. Eu vou esperar para ter essa decisão de comprar um carro só mais para frente."

Por G1, com informações do Jornal Nacional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.