DATA DA PUBLICAÇÃO 25/02/2015 | Veículos
Com poucas mudanças, Jetta e Touareg encarecem na linha 2015
Ainda importado, sedã mantém motor antigo antes de produção nacional.
Jetta partirá de R$ 75 mil e Touareg não sai por menos de R$ 250 mil.
Antes de ter produção nacional, o Volkswagen Jetta virou o ano importado do México, com retoques visuais e mudanças na lista de equipamentos, que provocaram aumentos. O mesmo ocorre com o utilitário esportivo Touareg.
A maior novidade no sedã é a chegada de uma versão básica, a Trendline, porém não haverá mais a oferta de câmbio manual. O preço, que antes começava com R$ 70 mil na Comfortline manual, partirá de R$ 75 mil, com transmissão automática de 6 velocidades, acabamento mais simples e o antiquado motor 2.0, de 120 cavalos de potência.
Era esperado que a reestilização do Jetta marcasse a estreia do propulsor 1.4 TSI, que rende 140 cv no Golf. Mas a aposentadoria do 2.0 derivado do AP - bloco usado no finado Santana - deve ocorrer apenas no segundo semestre do ano, quando o modelo passará a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP).
A Volkswagen não divulgou os valores detalhados de todas as versões 2015, mas a topo de linha (Highline 2.0 TSI, de 211 cv) deve ficar perto dos R$ 100 mil, assim como a atual, que tem preço sugerido de R$ 96.870. O novo modelo chegará às concessionárias no final de março.
Visual
O Jetta começou a ser vendido no Brasil em 2006 e recebeu o prenome "Novo" em 2011, com a primeira reestilização. Agora ele aparece com dianteira redesenhada, com destaque para os filetes horizontais da grade.
Embora o entre-eixos seja o mesmo, a dianteira ganhou 17 milímetros. Já a traseira renovada ficou mais esportiva e perdeu 2 mm, o que deixou o carro 15 mm mais comprido, com 4,65 metros no total.
O interior teve poucas mudanças, concentradas no painel de instrumentos e no volante com base achatada. O acabamento e o nível de equipamentos formam um abismo de uma versão para a outra - o "recheio" mais interessante é opcional nas versões mais baratas.
Veja os equipamentos da linha 2015 do Jetta:
Trendline 2.0 - a partir de R$ 75.000 (nova versão)
Motor 2.0 litro, de 120 cv, transmissão automática de 6 velocidades com conversor de torque, direção hidráulica, 4 airbags, ar-condicionado manual com saída no banco traseiro, rádio com Bluetooth, CD, SD e USB, 6 alto-falantes, bancos revestidos em tecido preto, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento, volante com ajuste de altura e distância, vidros dianteiros e traseiros elétricos, freios com ABS e distribuição eletrônica (EBD).
Comfortline 2.0 - sem preço divulgado (R$ 74.630 na 2014)
Mesmo conjunto do Trendline, acrescido de piloto automático, retrovisores elétricos, grade dianteira com frisos cromados, banco do motorista com ajuste lombar, mais 2 alto-falantes, fixação para cadeirinhas Isofix e volante multifuncional revestido em couro com aletas para troca de marcha.
Highline 2.0 TSI - sem preço divulgado (R$ 96.870 na 2014)
Motor 2.0 turbo, de 211 cv, transmissão automática de dupla embreagem (DSG) com 6 velocidades, direção eletromecânica, 6 airbags, ar-condicionado digital de 2 zonas, alerta de perda de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade, lanternas de neblina, bancos revestidos em couro sintético, rádio com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, 8 alto-falantes, sistema de assistência a frenagem de emergência, controle de assistência em rampa, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento, fixação Isofix, freios com ABS e EBD.
Opcionais
Ainda assim, alguns equipamentos são cobrados à parte mesmo no modelo mais caro, por exemplo, bancos esportivos, retrovisores rebatíveis, espelho interno eletrocrômico, sensor de chuva e luminosidade, faróis bixenônio, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de navegação integrado, teto-solar, abertura da porta sem chave e partida por botão.
Curioso é o caso do piloto automático, que é de série na Comfortline e opcional na Highline. Mesmo com as mudanças, o Jetta ainda peca na falta de conectividade. O sistema multimídia da versão mais cara está longe da interface de smartphones e tem poucos recursos.
Não muda a dinâmica
O G1 percorreu alguns quilômetros com as versões Trendline e Highline, e a diferença é notável. Enquanto o conjunto da versão básica sofre nas retomadas e evolui na velocidade apenas com o embalo das descidas, o propulsor 2.0 turbo desfila sem muito esforço e com alguma esportividade.
Para quem estiver atrás de um Jetta de entrada e não tiver pressa, pode ser mais interessante aguardar a chegada do motor 1.4 TSI à gama, o que deve deixar o modelo mais competitivo diante dos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, que lideram o segmento.
Ranking
Em 2014, o Jetta foi o 6º colocado em vendas na categoria dos sedãs médios, com 10.595 unidades emplacadas, de acordo com dados da associação de distribuidores (Fenabrave). O modelo da Volkswagen ficou atrás de Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, e até Ford Fusion, que é considerado médio pela entidade.
Com certo otimismo, o diretor de marketing da Volkswagen, Axel Schroeder, acredita que o Jetta 2015 venderá "mais" que o antecessor, mas preferiu não divulgar quanto.
Touareg
Também em março, o veículo mais caro da marca alemã no país terá os preços elevados com a chegada do modelo 2015. De acordo com a Volkswagen, a versão com motor 3.6 V6, de 280 cv, não sairá das concessionárias por menos de R$ 250 mil - atualmente o modelo 2014 tem preço sugerido de R$ 232.700.
Assim como no Jetta, as mudanças estéticas aparecem mais na frente a na traseira, com novos para-choques. O modelo V6 já conta com faróis bixenônio, tração integral, volante multifuncional, sistema multimídia com navegação integrada e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Já o Touareg 4.2 V8, com 360 cv, chegará ao Brasil apenas com o acabamento esportivo R-Line, que inclui rodas de 20 polegadas. Além disso, o SUV é equipado com suspensão pneumática que eleva e abaixa a suspensão conforme necessário.
Uma série de novidades tecnológicas de assistência à condução surgem no topo de linha da Volkswagen como opcionais, entre eles, piloto automático adaptativo com frenagem de emergência (abaixo de 30 km/h) e monitoramento para evitar colisões frontais.
Assistente de mudança de faixa e câmeras que simulam os arredores na tela multimídia também deixam o Touareg V8 R-Line mais caro. A marca não divulgou o valor da versão mais equipada, que custa atualmente R$ 282.100.
Jetta partirá de R$ 75 mil e Touareg não sai por menos de R$ 250 mil.
Antes de ter produção nacional, o Volkswagen Jetta virou o ano importado do México, com retoques visuais e mudanças na lista de equipamentos, que provocaram aumentos. O mesmo ocorre com o utilitário esportivo Touareg.
A maior novidade no sedã é a chegada de uma versão básica, a Trendline, porém não haverá mais a oferta de câmbio manual. O preço, que antes começava com R$ 70 mil na Comfortline manual, partirá de R$ 75 mil, com transmissão automática de 6 velocidades, acabamento mais simples e o antiquado motor 2.0, de 120 cavalos de potência.
Era esperado que a reestilização do Jetta marcasse a estreia do propulsor 1.4 TSI, que rende 140 cv no Golf. Mas a aposentadoria do 2.0 derivado do AP - bloco usado no finado Santana - deve ocorrer apenas no segundo semestre do ano, quando o modelo passará a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP).
A Volkswagen não divulgou os valores detalhados de todas as versões 2015, mas a topo de linha (Highline 2.0 TSI, de 211 cv) deve ficar perto dos R$ 100 mil, assim como a atual, que tem preço sugerido de R$ 96.870. O novo modelo chegará às concessionárias no final de março.
Visual
O Jetta começou a ser vendido no Brasil em 2006 e recebeu o prenome "Novo" em 2011, com a primeira reestilização. Agora ele aparece com dianteira redesenhada, com destaque para os filetes horizontais da grade.
Embora o entre-eixos seja o mesmo, a dianteira ganhou 17 milímetros. Já a traseira renovada ficou mais esportiva e perdeu 2 mm, o que deixou o carro 15 mm mais comprido, com 4,65 metros no total.
O interior teve poucas mudanças, concentradas no painel de instrumentos e no volante com base achatada. O acabamento e o nível de equipamentos formam um abismo de uma versão para a outra - o "recheio" mais interessante é opcional nas versões mais baratas.
Veja os equipamentos da linha 2015 do Jetta:
Trendline 2.0 - a partir de R$ 75.000 (nova versão)
Motor 2.0 litro, de 120 cv, transmissão automática de 6 velocidades com conversor de torque, direção hidráulica, 4 airbags, ar-condicionado manual com saída no banco traseiro, rádio com Bluetooth, CD, SD e USB, 6 alto-falantes, bancos revestidos em tecido preto, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento, volante com ajuste de altura e distância, vidros dianteiros e traseiros elétricos, freios com ABS e distribuição eletrônica (EBD).
Comfortline 2.0 - sem preço divulgado (R$ 74.630 na 2014)
Mesmo conjunto do Trendline, acrescido de piloto automático, retrovisores elétricos, grade dianteira com frisos cromados, banco do motorista com ajuste lombar, mais 2 alto-falantes, fixação para cadeirinhas Isofix e volante multifuncional revestido em couro com aletas para troca de marcha.
Highline 2.0 TSI - sem preço divulgado (R$ 96.870 na 2014)
Motor 2.0 turbo, de 211 cv, transmissão automática de dupla embreagem (DSG) com 6 velocidades, direção eletromecânica, 6 airbags, ar-condicionado digital de 2 zonas, alerta de perda de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade, lanternas de neblina, bancos revestidos em couro sintético, rádio com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, 8 alto-falantes, sistema de assistência a frenagem de emergência, controle de assistência em rampa, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento, fixação Isofix, freios com ABS e EBD.
Opcionais
Ainda assim, alguns equipamentos são cobrados à parte mesmo no modelo mais caro, por exemplo, bancos esportivos, retrovisores rebatíveis, espelho interno eletrocrômico, sensor de chuva e luminosidade, faróis bixenônio, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de navegação integrado, teto-solar, abertura da porta sem chave e partida por botão.
Curioso é o caso do piloto automático, que é de série na Comfortline e opcional na Highline. Mesmo com as mudanças, o Jetta ainda peca na falta de conectividade. O sistema multimídia da versão mais cara está longe da interface de smartphones e tem poucos recursos.
Não muda a dinâmica
O G1 percorreu alguns quilômetros com as versões Trendline e Highline, e a diferença é notável. Enquanto o conjunto da versão básica sofre nas retomadas e evolui na velocidade apenas com o embalo das descidas, o propulsor 2.0 turbo desfila sem muito esforço e com alguma esportividade.
Para quem estiver atrás de um Jetta de entrada e não tiver pressa, pode ser mais interessante aguardar a chegada do motor 1.4 TSI à gama, o que deve deixar o modelo mais competitivo diante dos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, que lideram o segmento.
Ranking
Em 2014, o Jetta foi o 6º colocado em vendas na categoria dos sedãs médios, com 10.595 unidades emplacadas, de acordo com dados da associação de distribuidores (Fenabrave). O modelo da Volkswagen ficou atrás de Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, e até Ford Fusion, que é considerado médio pela entidade.
Com certo otimismo, o diretor de marketing da Volkswagen, Axel Schroeder, acredita que o Jetta 2015 venderá "mais" que o antecessor, mas preferiu não divulgar quanto.
Touareg
Também em março, o veículo mais caro da marca alemã no país terá os preços elevados com a chegada do modelo 2015. De acordo com a Volkswagen, a versão com motor 3.6 V6, de 280 cv, não sairá das concessionárias por menos de R$ 250 mil - atualmente o modelo 2014 tem preço sugerido de R$ 232.700.
Assim como no Jetta, as mudanças estéticas aparecem mais na frente a na traseira, com novos para-choques. O modelo V6 já conta com faróis bixenônio, tração integral, volante multifuncional, sistema multimídia com navegação integrada e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Já o Touareg 4.2 V8, com 360 cv, chegará ao Brasil apenas com o acabamento esportivo R-Line, que inclui rodas de 20 polegadas. Além disso, o SUV é equipado com suspensão pneumática que eleva e abaixa a suspensão conforme necessário.
Uma série de novidades tecnológicas de assistência à condução surgem no topo de linha da Volkswagen como opcionais, entre eles, piloto automático adaptativo com frenagem de emergência (abaixo de 30 km/h) e monitoramento para evitar colisões frontais.
Assistente de mudança de faixa e câmeras que simulam os arredores na tela multimídia também deixam o Touareg V8 R-Line mais caro. A marca não divulgou o valor da versão mais equipada, que custa atualmente R$ 282.100.
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