NOTÍCIA ANTERIOR
Mercedes-Benz vai demitir 500 na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Varal com motor elétrico impulsiona faturamento de empresa
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/04/2015 | Economia
Com novos produtos, empresas do ABCD ampliam indústria de defesa
Com novos produtos, empresas do ABCD ampliam indústria de defesa A Scania mostrou o caminhão 6 x 6 preparado para ambientes severos, como solução para exércitos de toda a América Latina. Foto: Divulgação
A Scania mostrou o caminhão 6 x 6 preparado para ambientes severos, como solução para exércitos de toda a América Latina. Foto: Divulgação
Com serviços, tecnologia e boas perspectivas, Região dá seus passos para desenvolver um novo setor

Empresas do segmento de defesa instaladas no ABCD divulgaram novidades que potencializam a representatividade da Região nesta área. O setor é responsável por produzir serviços, tecnologia e equipamentos para as Forças Armadas e de segurança. Fabricantes de veículos, componentes, munições e equipamentos de alta tecnologia marcaram presença na Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro, que termina nesta sexta-feira (17/04).

A Omnisys, de São Bernardo, do grupo francês Thales, desenvolve produtos de alta tecnologia como radares de controle de tráfego aéreo e, a partir do segundo semestre, vai ampliar sua atuação com uma base industrial do Centro Tecnológico de Acústica para atender demanda marítima.

Em parceria com o Instituto de Pesquisas de Marinha, o centro tecnológico em São Bernardo desenvolverá transdutores, equipamentos para captar sons no mar. “Queremos nacionalizar essa produção para atender à Marinha brasileira e focar em exportações, além de capacitar mão de obra por meio das instituições acadêmicas”, afirmou Luiz Henriques, presidente da Omnisys.

O grupo InbraFiltro, de Mauá, desenvolveu um veículo blindado no ano passado para cumprir novas exigências do Exército brasileiro, que pede segurança mais reforçada aos equipamentos. Nomeado como Gladiador II, o veículo passa por testes. “O investimento num novo galpão e na produção das unidades será de R$ 24 milhões, com prazo de concluíão de um ano”, disse Jairo Cândido, presidente da empresa.

A CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), empresa de Ribeirão Pires especializada em munições, tem novos projetos e lançou oficialmente durante esta semana nova linha de munição calibre médio para o Exército. A empresa também divulgou a munição com efeito traçante que só pode ser vista com visor noturno, o que dificulta o inimigo detectar a posição do atirador. Além disso, um colete a prova de balas flutuador foi desenvolvido de maneira inédita no Brasil.

“A empresa tem crescido muito nos últimos anos, principalmente nas exportações, mas nos empenhamos em manter uma base forte no País para atender todas as necessidades da segurança pública”, afirmou Salesio Nuhs, diretor comercial da CBC.

Caminhões especiais - No setor automotivo, a Scania também participou da LAAD e chamou atenção para o caminhão 6x6 para atender a América Latina. Preparado para ambientes hostis e severos, o veículo tem atributos para ambientes com muita poeira e situações adversas. “Queremos ser fornecedores para o Exército brasileiro e temos ampla participação no segmento em toda a Europa, em países como Noruega, Suécia, Finlândia e França, com nossa linha especial para caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos para operações de defesa e manutenção da paz”, acrescenta Hugo Nicioli, executivo da empresa.

A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal (entidade que reúne os prefeitos) e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, está realizando estudo pioneiro no Brasil para identificar o potencial competitivo da Região para a cadeia de defesa. Em cenário de novos negócios, com a fabricação de parte dos caças Gripen NG no Brasil, o estudo tem por objetivo identificar quem são os principais atores regionais e no País, como está organizada essa cadeia e de que forma a estrutura do ABC pode ser aproveitada.

“Em reunião com o vice-presidente da Saab recebemos informações importantes sobre troca de tecnologia entre a Suécia e os países que adquiriram o Gripen e sobre o processo de desenvolvimento dos caças. A nossa Região está inserida neste cenário de novos negócios e se prepara para aproveitar as novas oportunidades no setor de defesa”, declarou Giovanni Rocco, secretário-executivo da Agência.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.