NOTÍCIA ANTERIOR
Hotel de Londres cria quartos de Harry Potter com baús e ''poções''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hotéis inovam com check-in online e chave do quarto no celular
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2014 | Turismo
Com nova direção artística, Natal Luz tem atrações remodeladas
Evento ocorre na cidade da Serra gaúcha até 11 de janeiro de 2015.

Grande Desfile de Natal muda local e ganha capacidade de público maior.


Em sua 29º edição, o Natal Luz de Gramado apresenta inovações nos espetáculos para encantar o público que visita a Serra do Rio Grande do Sul. Além da mudança na direção do evento, que passa para Voltaire Danckwardt, a cidade receberá mais decoração natalina pelas ruas e alguns espetáculos tiveram os roteiros reformulados. As apresentações ocorrem em diferentes pontos da cidade até o dia 11 de janeiro de 2015.

De acordo o novo diretor artístico, o evento passou por uma mudança de conceito, que agora se desenvolve em três campos: sagrado, laico e profano. "No sagrado vamos ter as cantatas, os concertos e as missas cantadas. Serão ambientadas na igreja de Gramado, com música sacra natalina", explicou ao G1. Danckwardt é arquiteto, trabalha com arquitetura teatral e atuou por 25 anos como cenógrafo e iluminador.

No que o novo diretor chama de profano, o Natal Luz trabalhará com paradinhas de Natal espalhadas pela cidade. Um veículo especial que se transforma em palco transportará o teatro ambulante, que poderá se apresentar em qualquer ponto. Além disso, a Rua Coberta terá o Happy House, que reúnirá bandas, grupos musicais e orquestra aos finais de tarde.

"No laico, temos os espetáculos de natureza erudita, ou seja, os concertos, com cantores líricos, grupos de cordas e dança regional", completou.

As mudanças, que dão opção a quem não tem acesso aos grandes espetáculos, ocorre com o objetivo de democratizar o evento. Uma Feira Natalina, na ExpoGramado, dará oportunidade aos artesãos locais mostrarem seu trabalho em relação à temática.

"Temos uma área, um galpão com seis fornos, onde padeiros e cozinheiros fazem doces e cucas de Natal, bem da maneira tradicional. No espaço temos dois palcos: um com teatro de bonecos infantil e outro com vários outros espetáculos", disse Danckwardt.

Durante o período de Natal, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam a cidade. A organização estima que cerca de 300 mil assistem aos espetáculos.

Espetáculos são remodelados
Quanto aos espetáculos, neste ano uma nova atração tem destaque. Um cinema 4D tem sessão diária no Palácio dos Festivais, local conhecido por receber o Festival de Cinema.

No Nativitaten, espetáculo mais tradicional, o comando passou para o diretor Gilberto Perin. O show terá uma trilha musical totalmente renovada com a presença de cinco solistas nas balsas colocadas estrategicamente no Lago Joaquina Rita Bier. O objetivo é resgatar a religiosidade do público, segundo a organização.

"A dramaturgia foi bastante modificada. Teremos efeitos que são bastante interessantes, novos e inéditos, que não vou contar", brincou. "A ideia de ampliar a dramaturgia sob o ponto de vista visual traz todos os solistas cantando ao vivo, corais ao vivo, é um espetáculo de música que alcança tanto aos ouvidos eruditos, quanto ao gosto popular", completou.

Outra alteração será o roteiro da Fantástica Fábrica de Natal, que tem como diretor Luís Artur Nunes. A menina Sofia, protagonista do enredo, agora terá a companhia de Alice. O roteiro e as músicas também foram totalmente renovadas. "O palco irá interagir melhor com o público e vai entrar em torno de 13 metros para dentro da plateia", conta Danckwardt.

Já o Grande Desfile de Natal terá mudanças no roteiro e no local de apresentação. Serão 11 carros alegóricos e várias composições para cada trecho do desfile, que será realizado em uma pista especialmente construída no ExpoGramado.

"Antes era a céu aberto e nós criamos uma estrutura coberta, um túnel coberto de 30 metros de largura por praticamente 200 m de comprimento e 20 m de altura. Com isso, a gente transforma em um espetáculo de teatro com possibilidades cênicas e de iluminação", salientou o diretor artístico.

O espetáculo contará com 393 figurantes gramadenses. O número é um recorde na história do Natal Luz. A capacidade de público aumentará de 3,2 mil para 4,2 mil, que ficarão totalmente abrigados em caso de chuva. Também haverá um espaço VIP e o Tapete Vermelho, que já era utilizado em outros espetáculos do Natal Luz.

O espetáculo ao Natalis, de Sérgio Korsakoff, conta neste ano com 17 apresentações no Lago Joaquina Rita Bier. O espetáculo fala sobre a celebração do nascimento de Jesus Cristo e terá novamente a voz de Cid Moreira na narração. O show é realizado em gigantescas telas de água com dimensões de até 200 m² de área de projeção, reunindo efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados.

A direção musical dos espetáculos é do maestro Antônio Borges Cunha e do compositor Vagner Cunha.

Por Luiza Carneiro - G1 RS
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.