NOTÍCIA ANTERIOR
Lei barra benefício da nota fiscal paulista para entidades com creches
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fuvest realiza neste domingo prova de transferência para a USP em 2013
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/07/2012 | Educação
Com nota 5 no Enade, FMABC não teme prova com médicos novos
A exemplo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cremesp anuncia exame obrigatório para exercer a Medicina

A Faculdade de Medicina do ABC acatará, mas ainda vai submeter à Diretoria-Geral e ao Núcleo Docente a decisão do exame obrigatório para todos os estudantes do último ano de medicina tomada ontem (24 de julho) pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo). A coordenação do curso na FMABC aguarda o retorno às aulas na próxima semana para assumir posição definitiva, mas adianta que não teme enfrentar a prova. “A Medicina ABC faz avaliação contínua da qualidade do ensino porque tem todo interesse na evolução do aluno. Desde o ano passado aplicamos com algumas escolas do Estado o ‘Teste do Progresso’ e desde 2007 praticamos o OSCE (Avaliação Prática Objetiva Estruturada, em inglês) para acompanhar o aproveitamento no caminho do aluno”, cita a vice-coordenadora do curso de Medicina da FMABC, Dra. Deborah Krutman Zveibil.

Alguns exemplos da qualidade do curso da instituição são a nota máxima 5 conquistada no último Enade (Exame Nacional de Avaliação de Estudantes) do governo federal, além de aprovação superior a 90% dos formandos. Todo ano entram 110 alunos no curso de medicina da FMABC, 10 dos quais pelo Pro-Uni. Mudanças no currículo, acompanhamento estreito da performance dos alunos em sala de aula, apoio pedagógico com reforço escolar, dinâmicas práticas da profissão no campus e em hospitais-escola, além de comprometimento de professores e acadêmicos são os motivos que justificam os resultados positivos que a Faculdade exibe.

A prova do Cremesp será obrigatória a partir deste ano. Quem não se submeter não poderá exercer a profissão nem fazer residência médica – curso de pós-graduação prático, responsável pela especialização em áreas específicas da Medicina. Neste ano, o exame do Cremesp será aplicado em 11 de novembro para cerca de 2.460 alunos do último ano do curso. Inicialmente, a prova será realizada uma vez por ano. Os estudantes que concluírem a faculdade no meio do ano poderão receber a carteira profissional desde que assinem um termo se comprometendo a fazer a próxima edição do exame.

Faltam vocação e treinamento: O exame do Cremesp é aplicado desde 2005, mas de forma voluntária. Segundo dados do Conselho Regional, nos últimos sete anos, dos 4.821 graduandos que participaram, 2.250 não foram aprovados, o que significa 46,7% de desaprovação. Mais do que elevado, Dra. Deborah Zveibil considera esse nível perigoso, porque reflete o despreparo dos novos profissionais para assistir a população.

“Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é a vocação do aluno. Ele chega à faculdade com visão diferente do que é a profissão, sem o contexto de que devemos cuidar, acolher o outro. Técnicas a faculdade passa, mas é preciso que o jovem tenha vocação. Em segundo lugar vem a grande quantidade de cursos que não têm hospitais-escola para a prática do ensino. Fica difícil aprender sem essa retaguarda”, define Dra. Deborah.

A Fundação do ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC, proporciona numerosa rede-escola, pois é gestora de hospitais como Mário Covas, da Mulher e AME Santo André, passando por HMU e Anchieta em São Bernardo e seis unidades que integram o Complexo Hospitalar de São Caetano, entre outros equipamentos que chegam inclusive a Bertioga e Praia Grande.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.