NOTÍCIA ANTERIOR
Linha 18: Estado autoriza desapropriações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lula pede respeito a petistas presos
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/11/2013 | Política
Com Lula, PT debate cenário da eleição paulista em ato em Santo André
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje em Santo André para participar de evento do diretório estadual do PT para discussão da conjuntura eleitoral do Estado para o próximo ano, quando o partido tentará quebrar a hegemonia de 20 anos de governos ligados ao PSDB. A atividade está prevista para às 19h, na Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, na Vila Gilda.

Organizado pelo prefeito de Santo André, Carlos Grana, e pelo presidente estadual da legenda, Edinho Silva, o ato reunirá 75 prefeitos e vice-prefeitos da sigla em São Paulo, além do virtual candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O futuro mandatário do petismo paulista, Emidio de Souza, também é aguardado.

“Centro do debate será a eleição para o governo do Estado em 2014 e a conjuntura político-eleitoral de São Paulo. Por isso teremos prefeitos e vice-prefeitos, o Lula e o ministro Padilha. Vamos mobilizar todo partido pelo projeto de São Paulo”, discorreu Grana.

Há possibilidade, além de discussão sobre a primeira vitória do PT no Estado, de haver manifestações em apoio aos petistas presos por conta do processo do Mensalão, casos do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente nacional do partido José Genoino, e do ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares. Todos estão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em cela destinada ao cumprimento da pena em regime semiaberto.

A direção nacional do PT divulgou na terça-feira manifesto em desagravo a Dirceu, Genoino e Delúbio, criticando a postura do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, que expediu mandatos de prisão em pleno feriado da Proclamação da República.

O escândalo do Mensalão atingiu o primeiro mandato de Lula, em 2005, e afetou diretamente o núcleo duro do governo petista à ocasião. Na segunda-feira, o ex-presidente comentou o caso, mas evitou criticar a decisão do STF que determinou a prisão imediata de correligionários, ressaltando apenas que há embargos infringentes de réus a serem apreciados pela Suprema Corte. Porém, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o cacique telefonou para Genoino e Dirceu para dizer que estava ao lado dos condenados.

VITRINE

Santo André foi escolhida para acolher a atividade partidária com Lula para simbolizar o resgate de administrações petistas no berço do partido, o Grande ABC. Depois de 12 anos de gestões da legenda, a cidade optou por eleger Aidan Ravin (PSB) ao comando da Prefeitura em 2008, mas quatro anos depois voltou a escolher um petista, desta vez Grana, para gerenciar o município.

A cidade era, durante a década de 1990, a vitrine de gestões petistas por conta dos mandatos de Celso Daniel (morto em 2002).

Por Raphael Rocha - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.