NOTÍCIA ANTERIOR
''Disney do s e x o'' terá roda gigante privê e trem e r ó t i c o, diz empresário
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bela Austrália
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2015 | Turismo
Com dólar em alta, destinos no Brasil são valorizados nas férias
Com dólar em alta, destinos no Brasil são valorizados nas férias Movimento dos aeroportos ficará concentrado em vôos domésticos, tendência que não era notada no Brasil há seis anos. Foto: Marcelo Camargo/ABr
Movimento dos aeroportos ficará concentrado em vôos domésticos, tendência que não era notada no Brasil há seis anos. Foto: Marcelo Camargo/ABr
84% dos viajantes escolheram roteiros domésticos para a férias de verão, uma alta de 50% neste ano

Mesmo com o orçamento mais apertado, o planejamento da viagem de final de ano não ficou para trás, apenas foi adaptado ao tamanho do bolso de cada consumidor. A alternativa encontrada foi adiar a viagem ao exterior para evitar gastos com o dólar em alta e escolher destinos nacionais. Essa tendência foi apontada no último boletim elaborado pelo Ministério do Turismo, pelo qual 84% dos viajantes preferem cidades brasileiras para passar as férias de verão, o maior índice dos últimos seis anos.

Com isso, as agências têm apresentado crescimento na procura por destinos nacionais de até 50%, segundo levantamento realizado pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem).

“Associado à alta do dólar, tivemos este ano um calendário com muitos feriados prolongados e esse é um fator que incentiva a procura por viagens de mais curta duração. Esse é um cenário que sempre favorece as viagens domésticas”, disse o presidente da entidade, Antonio Azevedo.

Na CVC, agência sediada em Santo André, as viagens nacionais ganharam incremento de 5% neste primeiro semestre, somando 65% da preferência dos clientes em vendas de pacotes, mesmo com os clientes mais “criteriosos”. Esse é o caso da publicitária Angélica Pereira Martins, 21 anos, que pesquisou durante alguns meses até encontrar um pacote viável para o orçamento.

“Eu não tinha uma preferência de destino, estava mais preocupada em conseguir viajar e não gastar tanto. Por isso também optei por Fortaleza, um lugar que não conheço e estava na promoção”, contou a moradora de São Bernardo, que embarca na semana do Natal.

Estratégias

Na tentativa de driblar as dificuldades econômicas, as agências apresentam descontos em passagens e pacotes para diversos destinos brasileiros e, nos casos internacionais ou de cruzeiros, o valor do dólar é operado com valor reduzido ao cotado oficialmente (nesta segunda-feira, o dólar turismo foi cotado a R$ 3,88).

O presidente da ABAV-SP, Marcos Balsamão, afirma que essa é a tendência para as viagens fechadas até o Carnaval, feriado que contribui para o crescimento previsto de 5% do setor para o próximo ano. “O brasileiro incorporou as viagens no orçamento e não quer retroceder, cabe às agências se adaptarem ao novo perfil do cliente e continuar com as vendas”, disse.

Oportunidades

Dados do Banco Central revelam que o gasto do brasileiro no exterior entre janeiro e outubro deste ano foi de 15 bilhões de dólares, enquanto no mesmo período do ano passado foi de 21,7 bilhões de dólares. Essa redução é vista como oportunidade pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “Estamos vivendo um momento oportuno para o setor produtivo do turismo doméstico. É a hora de captar esta parcela do mercado consumidor acostumada a viajar pelo mundo”, comentou.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.