NOTÍCIA ANTERIOR
Sobe o número de vendas a prazo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dívida de R$ 183 mi leva Metodista a leilão
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/07/2011 | Economia
Com dinheiro no bolso, consumidor vai mais vezes ao supermercado
A diversificação dos produtos é uma resposta ao hábito do consumidor brasileiro, cada vez mais disposto a experimentar.

O bom momento na economia fez o brasileiro mudar de hábito no supermercado. Os cardápios estão mais variados. Quem compra quer agora experimentar novas cores, novos sabores e temperos. As empresas também se movimentaram de olho nesse mercado e estão oferecendo mais produtos, mais surpresas e mais mimos para o consumidor.

O consumidor, com mais dinheiro no bolso, vai querer mais novidade. Tem gente indo para o supermercado com dois carrinhos: um para os produtos básicos e outro para essas guloseimas. As pesquisas confirmam que o brasileiro é o latino-americano mais disposto a experimentar novidades.

A cada compra, é uma surpresa. “Eu estou vendendo um café aromatizado, com sabores de amêndoas, trufas de chocolate, baunilha e nozes”, comenta a promotora de vendas Rita de Cássia Soares.

A diversificação dos produtos é uma resposta ao hábito do consumidor brasileiro, cada vez mais disposto a experimentar.

“Acima de 20% dos brasileiros querem novos produtos. Na América Latina, apenas 5% se interessam por novos produtos. Isso mostra como o brasileiro necessita e realmente quer mudança nos hábitos de consumo do dia a dia”, observa João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Menos de cinco minutos depois de entrar no supermercado, eis a prova desta mudança de hábito. O aposentado Honório Francisco Coelho Neto anda com dois carrinhos. “Um carrinho é tradicional: os produtos como as frutas e folhas para a salada. Outro carrinho é para as novidades: para a bolacha nova e dos incrementos da feijoada”, conta.

Para atender à demanda, uma rede de supermercados do interior de São Paulo triplicou a variedade de alguns produtos. “O setor de condimentos e temperos teve um aumento superior a 200% nos últimos quatro anos. O setor de massas também teve um aumento de mais de 220% no tocante à diversidade de produtos”, diz o gerente de supermercado Valdir Aparecido Ferrari.

Dados da Associação Paulista de Supermercados mostram aumento também nas bebidas alcoólicas, sucos, produtos de limpeza e nos cosméticos. O motivo é a renda do brasileiro. Na rede de venda por atacado, a oferta de produtos dobrou nos últimos quatro anos, e o gerente percebeu que os consumidores estão mais exigentes.

“Se consumia muito sardinha antigamente. Hoje esse consumo caiu e aumentou o de atum”, diz o gerente de supermercado Mauro Antônio dos Santos.

Se depender do Seu Honório, a oferta de novidades só vai aumentar. “Aquilo que as pessoas ficam servindo e oferecendo é irresistível para mim. Eu provo e depois vou comprar”, comenta.

Com mais dinheiro no bolso, o brasileiro também está indo mais ao supermercado. Aquela compra grande, que era feita uma vez por mês, passou a ser feita a cada quinzena.

Por G1 - Bom dia Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.