NOTÍCIA ANTERIOR
MP responsabiliza autoridades de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Eixo Jacu-Pêssego vai desapropriar em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/08/2008 | Cidade
Com Chiquinho, Mauá terá quatro novas escolas
O candidato governista a prefeito de Mauá, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), diz que, se for eleito, pretende construir pelo menos quatro escolas municipais de ensino fundamental. "Hoje só existe uma em Mauá, a Cora Coralina. Vamos aumentar uma por ano no nosso mandato. Teremos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que podem ser usados para isso."

Destas quatro, somente uma já tem local certo: Jardim Zaíra 5. "Já temos esse compromisso. As outras iremos pensar quais seriam os melhores locais."

Ele também afirma que está em seus planos construir creches, a médio prazo, por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas). "Vamos aproveitar que já estamos adiantados na questão da construção de um centro de convenções por PPP e usar essa idéia para outras áreas, como a Educação", explica.

A curto prazo, Chiquinho afirma que criará convênios de cooperação técnica. "Vamos procurar igrejas, associações de bairros, entidades organizadas, para atuar no ensino. A Prefeitura mobiliaria e pagaria técnicos, além de merenda aos alunos. Também podemos assinar um convênio per capita. Iremos estudar, assim que assumir, a melhor proposta."

O socialista pretende instalar na cidade um projeto nos mesmos moldes dos CEUs (Centros de Educação Unificados), desenvolvido pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT). "Vamos criar os CEIs (Centros de Educação Integrados), para desenvolver políticas de educação, cultura, lazer e esporte", conta o socialista.

Chiquinho garante que irá rever o número de bolsas de estudo que são oferecidas hoje pela Fama (Faculdade de Mauá). "Atualmente, são cerca de 300 vagas gratuitas. Queremos, no mínimo, 1.000", diz.

Ele também afirma que irá atuar para levar a Mauá, durante seu governo, um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC). "Posso garantir que darei a área para isso."


1-
Sem dar detalhes de suas propostas, Oswaldo Dias (PT) afirma que tem como meta de governo ampliar a rede de creches no município. "Queremos melhorar o nível da qualidade da Educação. Temos de lembrar que no nosso período fizemos 14 escolas (entre 1997 e 2004). Vamos ampliar ao máximo e ainda valorizar o Magistério." Para justificar a pouca profundidade nas ações, Oswaldo diz que não tem acesso ao atual cenário da Educação em Mauá. "Precisaremos fazer um diagnóstico de como está atualmente o setor."

2- Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), afirma que está em seus planos construir creches, a médio prazo, por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas). "Vamos aproveitar que já estamos adiantados na questão da construção de um centro de convenções por PPP e usar essa idéia para outras áreas, como a Educação", explica. A curto prazo, Chiquinho afirma que criará convênios de cooperação técnica. "Vamos procurar igrejas, associações de bairros, entidades organizadas, para atuar no ensino."

3- Diniz Lopes (PSDB) - que comandou interinamente o Paço entre janeiro e dezembro de 2005 - afirma que irá oferecer cursos de capacitação para todos os professores da rede municipal de ensino. "No meu governo, dei oportunidade para cerca de 40 educadores, que tinham apenas o Magistério. Naquela época, eles iniciaram o curso de Pedagogia, bancado pela Prefeitura, e estão se formando agora." Sem dizer o número de vagas, Diniz diz que em seu governo irá realizar concurso público na área de Educação.

4- Mateus Prado (Psol) pretende ampliar o horário de funcionamento das creches do município. "Atualmente, elas funcionam até, no máximo, às 18h. Vamos estender para pelo menos até as 20h. Isso é importante porque muitas mães saem mais tarde de seus trabalhos." Ele também pretende garantir o pagamento de um salário - que seria entre R$ 600 e R$ 800 - para que donas- de-casa possam cuidar e ensinar pelo menos cinco crianças.

Diniz propõe escola técnica municipal

O candidato tucano à sucessão de Leonel Damo (PV), Diniz Lopes, diz que, se vencer a eleição, irá criar em Mauá uma escola técnica municipal. "Vamos fazer cursos de qualificação e gerar mão-de-obra às empresas do Pólo Petroquímico. Outra proposta é criar cursos de telemarketing, que também tem muita vaga disponível", conta.

O político do PSDB - que comandou interinamente o Paço entre janeiro e dezembro de 2005 - afirma que irá oferecer cursos de capacitação para todos os professores da rede municipal de ensino. "No meu governo, dei oportunidade para cerca de 40 educadores, que tinham apenas o Magistério. Naquela época, eles iniciaram o curso de Pedagogia, bancado pela Prefeitura, e estão se formando agora."

Sem dizer o número de vagas, Diniz afirma que em seu governo irá realizar concurso público na área de Educação. "Também asseguro que irei colocar em prática o Estatuto do Magistério." O tucano garante que, em quatro anos, irá construir pelo menos seis escolas municipais de Ensino Fundamental. A exemplo de Chiquinho, também assegura que uma das unidades será instalada no Jardim Zaíra 5.

Na escola Cora Coralina, afirma que irá implementar cursos de informática. "Esses jovens precisam estar preparados para procurar o primeiro emprego."

Diniz diz que irá criar incentivos para que os alunos freqüentem as aulas. "Em 2005 criamos os kits escolares, o que foi muito bem recebido pelas mães. Agora queremos desenvolver um projeto de olimpíadas estudantis, mas só poderá participar aquele que freqüentar a escola." O tucano também pretende desenvolver programas de lazer nas escolas aos finais de semana.

Ele ainda fala em ampliar as vagas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e construir uma biblioteca digital na região central do município. "Vou também lembrar o governador José Serra (PSDB) que o município já cedeu uma área para a construção de uma escola estadual no Jardim Lusitano. Queremos essa unidade o quanto antes."

O prefeiturável diz que irá romper o atual contrato de fornecimento de merenda, com a empresa Gourmaître, que vem causando dor de cabeça ao atual prefeito. "Vou acabar com isso. As nossas merendeiras é que ficarão encarregadas disso."

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.