DATA DA PUBLICAÇÃO 17/05/2016 | Economia
Com ''boom'', empreendedor de food truck precisa ter diferenciais
Especialistas dão dicar sobre planejamento e estratégias para montar o próprio negócio
Os food trucks estão em alta no ABCD e por isso os empreendedores que pretendem iniciar os negócios nesse ramo precisam buscar diferenciais e executar um bom planejamento estratégico.
As delícias das comidinhas de rua entraram na moda do gourmet e agora estão disponíveis em veículos mais sofisticados. Seja em uma kombi, van, furgão e até bike as opções do menu são variadas e tem para todos os gostos e bolsos.
No ABCD não há um levantamento oficial do número de food trucks, porém, é visível o aumento de eventos voltados ao setor ou de veículos estacionados pelas ruas da Região. Até alguns espaços fixos já foram implantados para atrair o público fiel das marcas de alimentação.
A modalidade de negócio atrai principalmente aos jovens, que querem empreender e têm baixa reserva para investir. Dentre as vantagens do modelo estão a mobilidade e o custo baixo de operação.
O gerente do Sebrae do ABCD, Arthur Achôa, afirmou que fazer um bom planejamento estratégico é a chave para o sucesso do negócio. “É preciso conhecer o mercado e saber o que o seu produto/negócio terá como diferencial. Estudar a infraestrutura, custos, fornecedores, preços que poderão ser praticados, e se será um negócio novo ou uma franquia. O planejamento é a alma de qualquer negócio, e no caso do boom de food trucks isso será fundamental para a sobrevivência no mercado”, disse.
Para o dono da franquia de comida mexicana Los Cabrones, Mario Sergio Vicente Silveira, a opção do modelo de franquia pode ser mais segura. “São muitas as vantagens em abrir a franquia. O veículo já está adaptado, já tem o planejamento estratégico pronto, precificação, fornecedores, modelo de atendimento, cardápio, dicas de pontos”, afirmou.
Para os especialistas, o mais importante para atuar neste ramo é saber que o dia a dia na rua não é fácil. “Tem diversos obstáculos. A chuva, frio e o sol em excesso espantam os clientes. O veículo pode quebrar e ficar parado alguns dias. O volume de concorrentes próximos pode também não dar o retorno imediato que o empreendedor gostaria. Por isso é preciso buscar temperos, formatos ou receitas inovadoras para conquistar o cliente e fidelizar”, afirmou Achôa.
Confira algumas dicas para abrir um food truck
– É preciso planejar a infraestrutura necessária para montar um food truck para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos, de acordo com as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
– Escolher o veículo: há opções no mercado de veículos adaptados prontos para food truck e empresas especializadas que fazem o serviço de adaptação;
– Escolher os equipamentos de cozinha que tenham o tamanho de acordo com o modelo de food truck escolhido para otimizar o espaço;
– É necessário ter as licenças: Prefeitura, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito);
– É necessária a formalização do negócio como MEI (Microempreendedor Individual) ou microempresa;
– É necessário contratar uma empresa contábil;
– Ter um capital de giro mensal;
– Ter e registrar funcionários;
– É necessário fazer a manutenção do veículo.
Os food trucks estão em alta no ABCD e por isso os empreendedores que pretendem iniciar os negócios nesse ramo precisam buscar diferenciais e executar um bom planejamento estratégico.
As delícias das comidinhas de rua entraram na moda do gourmet e agora estão disponíveis em veículos mais sofisticados. Seja em uma kombi, van, furgão e até bike as opções do menu são variadas e tem para todos os gostos e bolsos.
No ABCD não há um levantamento oficial do número de food trucks, porém, é visível o aumento de eventos voltados ao setor ou de veículos estacionados pelas ruas da Região. Até alguns espaços fixos já foram implantados para atrair o público fiel das marcas de alimentação.
A modalidade de negócio atrai principalmente aos jovens, que querem empreender e têm baixa reserva para investir. Dentre as vantagens do modelo estão a mobilidade e o custo baixo de operação.
O gerente do Sebrae do ABCD, Arthur Achôa, afirmou que fazer um bom planejamento estratégico é a chave para o sucesso do negócio. “É preciso conhecer o mercado e saber o que o seu produto/negócio terá como diferencial. Estudar a infraestrutura, custos, fornecedores, preços que poderão ser praticados, e se será um negócio novo ou uma franquia. O planejamento é a alma de qualquer negócio, e no caso do boom de food trucks isso será fundamental para a sobrevivência no mercado”, disse.
Para o dono da franquia de comida mexicana Los Cabrones, Mario Sergio Vicente Silveira, a opção do modelo de franquia pode ser mais segura. “São muitas as vantagens em abrir a franquia. O veículo já está adaptado, já tem o planejamento estratégico pronto, precificação, fornecedores, modelo de atendimento, cardápio, dicas de pontos”, afirmou.
Para os especialistas, o mais importante para atuar neste ramo é saber que o dia a dia na rua não é fácil. “Tem diversos obstáculos. A chuva, frio e o sol em excesso espantam os clientes. O veículo pode quebrar e ficar parado alguns dias. O volume de concorrentes próximos pode também não dar o retorno imediato que o empreendedor gostaria. Por isso é preciso buscar temperos, formatos ou receitas inovadoras para conquistar o cliente e fidelizar”, afirmou Achôa.
Confira algumas dicas para abrir um food truck
– É preciso planejar a infraestrutura necessária para montar um food truck para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos, de acordo com as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
– Escolher o veículo: há opções no mercado de veículos adaptados prontos para food truck e empresas especializadas que fazem o serviço de adaptação;
– Escolher os equipamentos de cozinha que tenham o tamanho de acordo com o modelo de food truck escolhido para otimizar o espaço;
– É necessário ter as licenças: Prefeitura, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito);
– É necessária a formalização do negócio como MEI (Microempreendedor Individual) ou microempresa;
– É necessário contratar uma empresa contábil;
– Ter um capital de giro mensal;
– Ter e registrar funcionários;
– É necessário fazer a manutenção do veículo.
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