NOTÍCIA ANTERIOR
Excesso de peso atinge 52,5% dos brasileiros, segundo pesquisa Vigitel
PRÓXIMA NOTÍCIA
Na região, casos de dengue quadruplicam em um mês
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2015 | Saúde e Ciência
Com baixa adesão, vacinação contra o HPV se estende em Santo André
Com baixa adesão, vacinação contra o HPV se estende em Santo André Imunização protege contra o câncer de colo de útero. Foto: Divulgação
Imunização protege contra o câncer de colo de útero. Foto: Divulgação
Público-alvo são meninas de 9 a 11 anos; imunização é inferior a 30% no município

Com baixa adesão, a vacinação contra o vírus do HPV continua na rede municipal de saúde de Santo André. A princípio, a imunização que protege contra o câncer de colo de útero terminaria no município, enquanto campanha nacional, na última sexta-feira (17/04). A cobertura da primeira dose atingiu, até aquele dia, 27,78%, o que corresponde a 3.772 meninas, entre 9 e 11 anos.

No ano passado, Santo André imunizou 14.287 adolescentes de 11 a 13 anos na primeira fase, ou seja, 105,09% do público-alvo estimado (13.595). Neste ano, a adesão no ABCD está bem abaixo da expectativa.

Em posse da carteira de vacinação, os pais devem levar suas filhas em uma unidade de saúde mais próxima da residência, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A dose intramuscular se dá em três etapas. Após a primeira, recomenda-se seis meses para aplicação da segunda (setembro); e cinco anos depois para a terceira fase. A partir de 2016, todas as meninas de nove anos serão imunizadas na rotina do calendário vacinal.

Escolas - Na faixa etária de 9 a 11 anos, a população estimada em Santo André é de 13.578. Além das unidades da rede de atenção básica, a equipe de Vigilância Epidemiológica percorreu, diariamente, 255 instituições de ensino, entre públicas (municipal e estadual) e privadas.

“Não existe uma data de encerramento, até porque, a partir de agora, a aplicação da dose entra na rotina vacinal”, explicou a enfermeira Márcia Goldenberg Boresztein, responsável pela divisão de imunização na cidade. No entanto, devido à baixa cobertura, a vacinação continuará e terá prioridade no município. “Uma reunião está agendada para definirmos novas estratégias”, reforçou.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.