NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo registra falta de vacina da gripe em postos de saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
Há muito mais marketing nos ''aliméticos'' do que benefício, diz dermatologista
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/05/2010 | Saúde e Ciência
Com atraso, Estado libera vacina para São Bernardo
Chegaram na tarde desta quarta-feira (12/05) 38 mil novas doses da vacina contra a gripe comum para idosos de São Bernardo. Depois de dois dias em falta, o Estado enviou parte da quantia necessária para a demanda municipal que, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Arthur Chioro, estaria em torno de 80 mil doses.

“A falta da medicação é fruto da desorganização do governo do Estado”, afirmou o secretário, que informou ter feito o pedido prévio das doses em março deste ano. De acordo com nota oficial da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as doses não foram enviadas em função de o município não ter esclarecido a quantidade necessária nos prazos estipulados. O secretário de São Bernardo, no entanto, contesta essa informação. “Tenho provas, documentos, afirmando a verdade, que eu enviei em março o pedido de 80 mil doses da vacina”, afirmou.

No primeiro lote de vacinas, que chegou no dia 4 de maio, São Bernardo recebeu 24 mil doses, o que foi suficiente apenas para o sábado (08/05), primeiro dia da campanha. “Nós somos tão bem sucedidos na campanha que em um dia vacinamos 18 mil idosos, 23% da demanda integral do município. O que comprova a ampla capacidade dos agentes de saúde e da minha equipe em fazer o trabalho”, disparou o secretário.

Para completar o pedido inicial feito pela prefeitura, de 80 mil doses, o Estado deverá trazer mais 18 mil doses ao município, o que, para o secretário, deve ser mais um desafio. “Por enquanto, nossos idosos possuem vacinas, mas não é o bastante para o tamanho da cidade. Espero não passarmos por isso no último lote”, afirmou.

Na nota oficial liberada pelo Estado, a Secretaria de Saúde alegou que a falta de capacidade da cidade em administrar a vacinação poderia ser motivada pelo pouco tempo de gestão da secretaria municipal. “Por ter pouco mais de um ano de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo possivelmente desconhece a forma em que são realizadas as campanhas, mas a Secretaria Estadual já se colocou à disposição do município para ajudar a resolver a atual situação na cidade”.

Chioro foi enfático em relação à afirmação: “O governo do Estado está há 15 anos no poder e não consegue administrar a vacinação. Meus profissionais são altamente capacitados, treinados e principalmente, responsáveis com os idosos da cidade. Houve um descaso imenso por parte do Estado”.

A partir desta quinta-feira (13/05), os idosos da cidade poderão procurar os postos de vacinação e UBSs para tomar a vacina contra a gripe comum, que será distribuída de acordo com a demanda de cada região.

Por Paula Cristina - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.