NOTÍCIA ANTERIOR
Proposta de criação da World Wide Web completa 20 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Homem é condenado a oito anos de prisão por pedofilia no Orkut
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/03/2009 | Informática
Com 921 mil usuários, comunidade musical encerra atividades no Orkut
Os responsáveis pela comunidade “Discografias”, no Orkut, anunciaram na noite de domingo (15) o encerramento das atividades desse grupo que contava com mais de 921 mil usuários e também de outras comunidades relacionadas. Todas elas, caso de “Trilhas Sonoras de Filmes”, “Trilhas Sonoras de Novelas” e “Índice Geral”, eram gerenciadas pelo grupo de anônimos “Moderação Discografias”.

Essas comunidades funcionavam como outras ainda em atividade no Orkut, onde os internautas solicitam e oferecem links para arquivos de músicas que podem ser baixados na web. Grande parte desse conteúdo é protegido pelos direitos autorais e, por isso, essas comunidades podem entrar na mira da indústria fonográfica.

No texto em que anuncia o encerramento das atividades, o grupo “Moderação Discografias” afirma que a decisão foi motivada pelas “ameaças” sofridas por parte da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) e outros órgãos de defesa dos direitos autorais.

O G1 entrou em contato via e-mail com a assessoria de imprensa da APCM, na manhã de segunda-feira (16), mas ainda não obteve resposta sobre o posicionamento da associação.

”Nosso trabalho foi árduo para manter as comunidades organizadas, sem auferir nenhum tipo de vantagem financeira com elas, somente com o intuito de contribuir de alguma forma para a cultura e entretenimento. Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros. Muitos artistas perderão seus meios de divulgação”, diz o texto do “Moderação Discografias”.

“Milhares de membros terão que procurar outras atividades no Orkut que não seja o download de músicas e afins. O número de sites e blogs de conteúdo similar, mais programas como eMule, limewire, de torrents e outros P2P, cresce em progressão geométrica. Perdem eles, perdemos todos, mas enfim, tudo em nome do dinheiro das grandes corporações. Nada em nome da cultura”, continua o comunicado.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.