NOTÍCIA ANTERIOR
Phil Gramm, um dos principais assessores de McCain, abandona campanha
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google coloca uma pomba da paz na Internet por reféns na Colômbia
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2008 | Internacional
Colômbia anuncia ingresso no Conselho de Defesa proposto por Brasil
O presidente Alvaro Uribe anunciou neste sábado o ingresso da Colômbia no Conselho de Defesa Sul-Americano proposto por Luiz Inacio Lula da Siva, e ao qual havia objetado em princípio. Uribe falou sobre o assunto durante uma entrevista à imprensa junto com Lula na fazenda presidencial de Hatogrande, na periferia de Bogotá.

O presidente colombiano afirmou que aceitou a iniciativa com algumas condições que receberam a "compreensão" de Lula e da dirigente chilena Michelle Bachelet, atual presidente da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), um organismo que visa aprofundar a integração da região.

Entre esses pontos mencionou que "as decisões de um Conselho dessa natureza devem ser tomadas por consenso", além de "serem reconhecidas apenas as forças institucionais consagradas pela Constituição de cada um dos países signatários".

Destacou também que a "declaração de princípios ou constante da carta estatutária do Conselho deve estabelecer uma rejeição total a grupos violentos, qualquer que seja sua origem", em alusão às guerrilhas esquerdistas de seu país.

Uribe fez o anúncio depois de assinar com Lula nove acordos de cooperação, entre eles um de defesa que prevê vigilância compartilhada na fronteira amazônica, de 1.500 km, onde operam grupos rebeldes.

Uribe é o principal aliado do presidente George W. Bush na região, tendo apoiado até sua guerra no Iraque.

Desde o ano de 2000, Washington forneceu ao Plano Colômbia cerca de 4 bilhões de dólares e há um ano a Câmara de Representantes dos Estados Unidos autorizou sua prorrogação, o que implica partida adicional de 530 milhões de dólares.

Essa estratégia foi concebida inicialmente para lutar contra o narcotráfico, mas foi logo ampliada ao combate às guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ao ELN (Exército de Libertação Nacional), considerados terroristas pela Casa Branca e a União Européia.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.