NOTÍCIA ANTERIOR
Centro tem prioridade em coleta emergencial
PRÓXIMA NOTÍCIA
Greve dos coletores será julgada hoje
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/04/2014 | Setecidades
Coletores de lixo em greve fazem audiência na Justiça do Trabalho
Coletores de lixo em greve fazem audiência na Justiça do Trabalho Foto: Daniel Tossato
Foto: Daniel Tossato
Comissão de coletores conversou nesta quinta-feira com o prefeito de Santo André, Carlos Grana, e saiu em passeata pela cidade

Cerca de 200 coletores de lixo se concentraram nesta quinta-feira (03) pela manhã no Paço de Santo André, de onde saíram para passeata em defesa de reajuste salarial de 15,39%. As empresas oferecem 10%. As prefeituras da Região adotaram esquemas emergenciais de coleta, mas o acúmulo de lixo é visível nas ruas.

Antes da passeata, uma comissão de coletores foi recebida pelo prefeito Carlos Grana (PT). “A reunião foi boa. Conversamos com o prefeito e ele nos disse que vai procurar interceder nas negociações com as empresas Peralta e Construrban, além de entrar em contato com as prefeituras de Mauá e São Bernardo, para procurar uma solução para essa situação”, disse Roberto Alves, presidente do Siemaco.

Na conversa da comissão com o prefeito, os trabalhadores permaneceram sentados na área livre do Paço. Ao término, o grupo saiu em passeata pelas ruas do Centro. A caminhada durou aproximadamente uma hora e contou com apoio de quem acompanhou a manifestação.

LEGÍTIMO

“Claro que cria alguns transtornos. Não é bom você ver lixo acumulando na frente de sua casa, mas o protesto é legítimo e como cidadão dou apoio sim, totalmente”, afirmou Marcio Chiellini, 47 anos, empresário, morador de Santo André.

O sindicato das empresas, o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo), tem se manifestado durante a greve apenas por meio de notas oficiais em que “lamenta não ter sido aceita a proposta (de 10% de reajuste) para pôr fim à paralisação dos coletores de resíduos sólidos no ABC, pelo Siemaco”.

“Desde o começo das tratativas o Selur vem tendo uma posição irredutível, insistindo em um reajuste de 10% que não será aceito. O salário de um coletor de lixo hoje é de R$ 1.013, totalmente defasado e menor que o do trabalhador da construção civil”, lamentou Roberto Alves.

Cidades adotam esquemas emergenciais de coleta

Em São Bernardo, para minimizar os impactos da paralisação na limpeza pública da cidade, além de equipes, 30 caminhões estão percorrendo as ruas do município para fazer a coleta emergencial do lixo. O município está enviando o lixo coletado para Caieiras.

As estações de coleta (ecopontos) estão fechadas em Santo André. O Semasa realiza, com efetivo próprio, a varrição e a coleta na região central da cidade, onde o volume de resíduos acumulados é maior. Na madrugada desta quinta, foi feita limpeza da rua Coronel Oliveira Lima. A coleta de lixo de saúde é normal desde terça-feira ((01/04). O Semasa está orientando os moradores a acondicionar adequadamente os resíduos domiciliares e não dispô-los na rua até a normalização integral da coleta.

Em Mauá, onde o aterro sanitário está fechado, a Prefeitura colocou trabalhadores operacionais da Secretaria de Serviços Urbanos, em caráter emergencial, para realizar a limpeza e recolhimento de lixo na área central, entorno de escolas, hospitais e unidades de saúde e de feiras livres.

A Secretaria de Serviços e Obras de Diadema montou uma equipe emergencial para fazer a coleta nas principais vias. A equipe é formada por 30 funcionários municipais e, para executar o serviço, utiliza seis caminhões e quatro pás-carregadeiras.

Com o aterro sanitário de Mauá fechado, a Prefeitura de São Caetano está realizando a coleta do lixo orgânico e colocando em terreno próprio de forma provisória, até que o acesso ao aterro sanitário seja liberado. A Administração reforça aos moradores que evitem deixar lixo nas ruas e avenidas, enquanto durar a greve.

Ribeirão Pires também adotou esquema de coleta emergencial nas áreas centrais da cidade. A Prefeitura pede a moradores e comerciantes para que armazenem resíduos, temporariamente e corretamente acondicionados, em suas residências ou locais de trabalho.

Por Marcelo Mendez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.