NOTÍCIA ANTERIOR
Rua é bloqueada na área de divisa entre Santo André e Ribeirão Pires
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pagar auxílio-aluguel custará R$ 9,5 milhões
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/04/2014 | Setecidades
Coleta seletiva porta a porta já chega a 16 bairros
Coleta seletiva porta a porta já chega a 16 bairros Foto: Adonis Guerra
Foto: Adonis Guerra
Prefeitura de São Bernardo começa a realizar o serviço em mais quatro bairros a partir desta quarta

Depois dos bairros Demarchi e Terra Nova 1, onde a coleta seletiva porta a porta teve início nesta segunda-feira (14/04), mais quatro bairros de São Bernardo começam a contar com o serviço a partir desta quarta-feira (16/04). São eles Botujuru, Terra Nova 2, Vila das Valsas e Nossa Senhora de Fátima.

Com o acréscimo dos quatro bairros, sobe para 16 o total de localidades que já contam com a coleta seletiva porta a porta no município. O programa quer aumentar do atual 1,8% para 10% até 2016 a quantidade de materiais recicláveis recolhidos em toda a cidade.

A implementação do serviço está em ritmo acelerado. No último sábado (12/04), a coleta passou a ser realizada no Bairro Santa Terezinha. Logo no primeiro dia, os coletores já arrecadaram 1.420 quilos de material reciclável.

COMO SEPARAR

O morador de São Bernardo que já conta com o serviço em seu bairro pode separar para a coleta papéis, papelões, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, incluindo longa vida, garrafas, copos, potes, sacolas, garrafas PET, latinhas de alumínio, latas e outros metais No caso de vidros, é importante que sejam separados dos outros materiais e embalados de forma segura.

Duas cooperativas localizadas em São Bernardo, onde operam 110 trabalhadores, recebem o material reciclável coletado.

Para quem for começar a separar o lixo reciclável do comum, vale lembrar que devem ser colocados em lixo comum restos de comida, cascas de frutas e de legumes, guardanapos e lenços de papel usados, papéis e papelões engordurados, fotografias, fitas crepe e etiquetas adesivas, lâmpadas, materiais eletrônicos, pilhas e baterias, sujeira das vassouras, de cinzeiros, de animais e chicletes. A coleta do lixo orgânico continua sendo realizada normalmente.

A coleta seletiva porta a porta foi iniciada pelo Rudge Ramos em junho do ano passado, quando o índice de reciclagem na cidade não chegava a 0,9%.

Com a expansão para Paulicéia, Jordanópolis, Nosso Senhor do Bonfim, Fei Mizuho, Parque Selecta, Taboão, Anchieta e Planalto o número chega a 1,8% e deverá saltar para 2,5% até o fim deste semestre. A Prefeitura pretende expandir o serviço a todos os bairros da cidade até o fim do ano.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.