NOTÍCIA ANTERIOR
Escolas públicas top no Enem têm seleção mais disputada do que a USP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Objetivo cria escola apenas para alunos com notas altas
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2010 | Educação
Colégio Termomecânica é o melhor do ABCD no Enem
O Colégio Termomecânica, localizado em São Bernardo, teve o melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 entre as escolas do ABCD. Os dados foram divulgados neste fim de semana pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação). A instituição de ensino, mantida pela Fundação Salvador Arena, obteve média total (considerando a prova objetiva e a redação) de 672,78.

A média total nacional da prova foi de 529,63, numa escala que vai de 0 a 1.000. Na Região, 347 escolas participaram da prova e 175 atingiram a média. No país, das 24.159 escolas que participaram do exame, só 10.809 atingiram a média.

Na lista das 50 melhores escolas brasileiras não há nenhuma do ABCD. No ranking das melhores estaduais do Estado de São Paulo, a E.E. Professor José Calvitti Filho, de Santo André, tem a 6ª melhor média (596,30).

Em Diadema, 58 escolas participaram do Enem no ano passado, sendo que 11 delas ficaram acima da média nacional. A escola particular com melhor desempenho foi a Stagium Instituto Educacional (657,0) e a melhor pública foi a Escola Estadual Diadema (563,55).

De Mauá 52 escolas fizeram o exame, sendo que 16 obtiveram resultado maior que a média nacional. O melhor resultado entre as particulares ficou com o Colégio Leonardo da Vinci (611,25), e entre as públicas com a Escola Estadual Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer (571,10).

Ribeirão Pires participou com 22 escolas, e nove delas ficaram acima da média nacional. O melhor particular foi o Colégio São José (624,69) e a melhor pública a Escola Estadual Dom José Gaspar (560,38). Rio Grande da Serra participou com nove escolas, todas públicas, sendo que apenas a Escola Estadual Antonio Lucas teve desempenho acima da média (559,23).

Em Santo André, 86 escolas participaram do Enem e 49 ficaram acima da média nacional. O melhor desempenho entre as particulares ficou para o Colégio Unidade Jardim (671,71). Entre as públicas, a melhor média ficou para a ETE (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita (658,42). O mesmo acontece em São Bernardo, onde a melhor escola pública foi a ETE Lauro Gomes (638,13). Noventa e três escolas da cidade participaram do exame e 71 ficaram acima da média.

Em São Caetano, a ETE Jorge Street teve o melhor desempenho entre as públicas (611,73) e a melhor entre as particulares foi o Instituto de Ensino Sagrada Família (650,43). Vinte e sete escolas participaram da prova e 18 ficaram acima da média nacional.

A melhor - A Fundação Salvador Arena mantém o Colégio Termomecânica, que não cobra mensalidade de seus alunos. A seleção é feita por meio de vestibulinho.

Além de oferecer alimentação saudável, material didático e uniforme, o colégio investe na modernização da infraestrutura. Exemplos são o Teatro Engenheiro Salvador Arena, com capacidade para 600 espectadores, o Estádio Olímpico Bronze TM 23, com dimensões oficiais, arquibancada e pista de atletismo, e o Conjunto Aquático, com duas piscinas, sendo uma delas semiolímpica. Na unidade há ainda laboratórios de especialidades e quatro bibliotecas interativas, montadas especialmente para atender alunos de diferentes faixas etárias.

Enem – O Enem 2009 foi bastante polêmico. A prova estava prevista para os dias 3 e 4 de outubro, mas teve de mudar de data após o vazamento de dois cadernos de avaliações, oferecidos a um grande jornal por R$ 500 mil. A avaliação foi remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro, o que fez com que a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade de Campinhas) desistissem de usar os resultados em seus vestibulares, prejudicando muitos estudantes.

Para o MEC, a divulgação das médias do Enem é um importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão sobre deficiências e boas práticas no âmbito da escola, dado que é possível avaliar o desempenho obtido pelos alunos em cada área de conhecimento. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Por Camila Galvez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.