NOTÍCIA ANTERIOR
Funcionários da Saúde de Mauá vão esperar 24 horas para greve
PRÓXIMA NOTÍCIA
Atila Jacomussi anuncia cinco futuros secretários
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/12/2016 | Cidade
COFIP ABC tem nova presidência para gestão 2017/2018
COFIP ABC tem nova presidência para gestão 2017/2018 Claudemir Peres
Claudemir Peres
Meta do novo Conselho é tornar o Polo Petroquímico do Grande ABC referência em gestão industrial com foco em segurança, saúde e meio ambiente

O COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) conta a partir de 1º de dezembro com novo Conselho Diretor para a gestão 2017-2018. Claudemir Peres, gerente do Complexo Industrial da Oxiteno, em Mauá, assume a presidência do Comitê, no lugar de Antonio Emilio Simões Meireles, diretor industrial da Braskem. A nova diretoria é composta também pelos diretores Carlos Roberto Barbeiro Lima, gerente regional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para América do Sul da Cabot, e Alberto Amano, gerente de Produção da Unidade de Insumos Básicos – UNIB 3 da Braskem.

Claudemir Peres, 48, nascido em São Caetano, é químico industrial com MBA em Gestão pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER-SP) e especializado em Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – Universidade de São Paulo (FCAV-USP). O executivo possui 30 anos de experiência no setor petroquímico, com atuação nas áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social, Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação.

O novo Conselho Diretor contará, ainda, como conselheiros fiscais Luiz Cláudio Raimundo, diretor industrial da Vitopel; Oscar de Abreu, gerente de Fábrica da Bandeirante Química; e André Maynart, diretor de Negócio Serviços e Investimentos da quantiQ; além de Laudemir Silva, superintendente da Chevron ORONITE, como conselheiro fiscal suplente.

PLANOS DA GESTÃO – A nova diretoria tem como meta implementar o planejamento estratégico do COFIP ABC desenvolvido pela gestão anterior. “Como resultado, teremos maior relação com os stakeholders e uma gestão mais próxima em busca de sinergias entre as empresas associadas. O que queremos é criar um polo de referência em gestão industrial com foco em segurança, saúde e meio ambiente”, afirma o executivo.

O planejamento estratégico é composto por seis iniciativas: estruturar um modelo de governança para a entidade; tornar o COFIP ABC atrativo e sustentável; refinar continuamente o nível de segurança, saúde, meio ambiente e confiabilidade das operações das empresas associadas; desenvolver sinergias entre os públicos geradores de valor; estabelecer um relacionamento transparente e confiável com moradores do entorno do Polo; e assegurar representatividade junto aos públicos de interesse da instituição.

Com as seis iniciativas estratégicas, a expectativa de Claudemir Peres é identificar soluções e oportunidades que garantam a sustentabilidade das empresas e o desenvolvimento da região. “Nós temos um desafio que está posto pela atual condição político-econômica. Precisamos pensar de maneira diferente para superar este momento. Esse é o nosso papel”, afirma.

SOBRE O POLO INDUSTRIAL
Inaugurado em 1972, o Polo é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Atualmente 14 indústrias compõem o Polo, das quais companhias como Air Liquide, AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel estão localizadas no município.

“Dentro da cadeia produtiva do setor químico no ABC, o Polo Petroquímico contribui fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região, com grande impacto direto em geração de emprego e renda e arrecadação tributária nos municípios de Mauá e Santo André”, avalia Claudemir Peres, presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

Em 2014, o Polo Petroquímico apresentou R$ 8,6 bilhões de faturamento, R$ 2,2 bilhões de Valor Adicionado Fiscal e 10 mil empregos formais, sendo 2.500 diretos e 7.500 indiretos, segundo estudo realizado pela consultoria especializada MaxiQuim. Do processamento de produtos como eteno, propeno e polipropileno, provém parcela significativa dos impostos recolhidos, sendo 66% da arrecadação de Mauá e 36% da arrecadação de Santo André, ambos em ICMS.

Com foco em promover o desenvolvimento sustentável da região, o COFIP ABC atua como articulador de ações compartilhadas entre as empresas e interlocutor do setor industrial com seus principais públicos de interesse. “A entidade acredita que a produção industrial gera riqueza, arrecadação tributária, emprego e renda em um círculo virtuoso que beneficia todos: empresas, trabalhadores, cidadãos e municípios do ABC”, afirma Peres.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Por Companhia de Imprensa - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6239 dias no ar.