NOTÍCIA ANTERIOR
Exercícios para o músculo da garganta ajudam a diminuir o ronco
PRÓXIMA NOTÍCIA
Efeito anticancerígeno de substância da uva roxa é maior em dose pequena
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/10/2015 | Saúde e Ciência
Coceira no couro cabeludo pode ser sinal de que algo está errado
Sentir coceira ou dor no couro cabeludo não é comum.

Coceira pode ser sinal para fungo, dermatite seborreica, piolho.


O Bem Estar desta quarta-feira (7) falou sobre os cuidados com o cabelo. Como usar apliques e mega hair? Como comprar o cabelo? Você sabe o que é foliculite capilar? Para tirar todas as dúvidas convidamos a consultora e dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Silvana Rizzardi.

Sentir coceira ou dor no couro cabeludo não é comum. Ao coçar a cabeça, as unhas fazem um ‘buraco’ e permitem a entrada de bactérias presentes no couro cabeludo e nas unhas, levando a uma inflamação da pele, conhecida como foliculite capilar. A coceira também pode ser um sinal de alerta para fungo, dermatite seborreica e piolho.

A foliculite pode ser confundida com uma espinha. Entretanto, não existe espinha no couro cabeludo. Se for constante, procure um dermatologista. Quanto mais precoce o tratamento, melhor. Ela se divide em três tipos:

- foliculite: na maioria das vezes é causada porque o couro cabeludo não é lavado corretamente.
- foliculite decalvante: é um tipo mais grave que causa alopecia e pode levar à queda de cabelo irreversível.
- foliculite queloidiana da nuca: atinge principalmente homens negros. Os cabelos negros nascem muito enrolados, para dentro do couro cabeludo e causam uma agressão. O processo forma um queloide porque os negros têm mais tendência a terem este problema.

O tratamento é feito com antibiótico e com uso de shampoo manipulado com antisséptico. Ele é demorado e difícil e, apesar de controlar o problema, a foliculite não tem cura.

Mega hair x aplique
Você sabe a diferença entre os dois? O mega hair são mechas de cabelo que fixam nos fios usando diferentes técnicas e exige uma manutenção a cada 40 ou 60 dias. As mechas são feitas com cabelo natural ou processado.

Já o aplique é o tic tac, não fica fixo no cabelo. Dá para tirar em casa, sem precisar de produtos especiais ou profissionais especializados.

O mega hair precisa de cuidados especiais como lavar os cabelos todos os dias e pentear os fios com escova sem bolinha na ponta. Quem usa o mega hair tem mais chance de ter caspa, coceira ou foliculite.

Piolho
Ele é um bichinho indesejável que adora habitar, principalmente, a cabeça da criançada. O piolho é um inseto bem pequenininho, mede menos de meio centímetro, e se espalha com muita facilidade. A fêmea consegue botar até dez ovinhos por dia.

Em oito dias, esses ovinhos, que conhecemos como lêndeas, dão vida a mais piolhos, que sobrevivem por até 30 dias na cabeça da gente. “Se você não tratar, ou demorar a tratar, e a infestação for grande, você pode ter feridas na cabeça, pode ter ínguas no pescoço que podem complicar”, alerta o pediatra Sandro Pena.

Algumas receitinhas podem ajudar no tratamento do piolho, como o vinagre. Entretanto, ele não mata o inseto. Nunca use álcool e opte sempre pelo remédio indicado pelo médico. E como prevenir? “Cuidado com a higiene pessoal, com o cabelo preso. Se tiver que mandar pente, shampoo, toalha para a escola, tenha o kit próprio. Não compartilhe com outras crianças”, explica o pediatra.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.