NOTÍCIA ANTERIOR
EMTU quer eletrificar todo corredor de trólebus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André estuda rodízio de veículos
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2008 | Setecidades
Clube da Volks só ficará pronto em junho
O Centro Esportivo Vila São Pedro, com entrega prometida para dezembro de 2008, só ficará pronto em junho. A Prefeitura de São Bernardo afirma que o atraso de seis meses foi causado por problemas na licitação, mas garante que as obras já estão na fase final. Enquanto isso, cerca de 60 mil moradores da Vila São Pedro e outros bairros do entorno continuam aguardando uma área de lazer.

O espaço, planejado para ocupar uma área de mais de 3.000 metros quadrados do antigo Volkswagen Clube, em São Bernardo, terá dois ginásios, um campo de futebol, uma sala de ginástica e pista para caminhada – além do Crec (Centro Recreativo Esportivo e Cultural) da Vila São Pedro, que já está em funcionamento. O projeto inicial da Prefeitura previa investimentos da ordem de R$ 2,3 milhões.

Desde que a área foi declarado de utilidade pública, em agosto de 2006, houve outras melhorias, como o asfaltamento das vias internas e o controle de acesso e segurança, feito pela Guarda Civil Municipal. No entanto, em grande parte do clube, a situação de abandono só se agravou.

A piscina, por exemplo, está esverdeada, por falta de manutenção, e já foi alvo de reclamações por parte dos vizinhos. “Estamos preocupados por causa da dengue. Já fomos até a Prefeitura reclamar, mas a água continua lá, parada”, comenta o aposentado José Nerval, 60 anos, morador do condomínio ao lado do clube.

Lembrança - Ex-sócio do antigo Volkswagen Clube, Nerval fala com saudosismo dos encontros com os amigos para jogar futebol e tomar banho de piscina, na época em que o rio e a cascata artificiais ainda funcionavam. Filiado desde 1991 até a desapropriação – 15 anos depois –, ele lamenta o sucateamento da área. “É uma pena. O espaço é tão bonito, mas abandonado. Um dia fecharam tudo sem dar satisfação.”

Outras dependências em volta da piscina, como o antigo restaurante e a sede social, remetem a uma casa assombrada – portas e janelas com vidros quebrados, pintura descascada e invadida pelo mato, enormes teias de aranha entre pilares e teto.

O que dá vida ao local são os treinos do São Bernardo Futebol Clube, que adotou o campo de futebol e reformou a sede administrativa – hoje alojamento, academia e refeitório do time.

Já ouvi falar de creche, escola e até agora nada

“Centro esportivo gratuito? Preferia que voltasse a ser um clube mesmo.” A opinião é do mecânico André Luiz Amâncio, 33 anos, ex-sócio do Volkswagen Clube. “Já ouvi falar de creche, posto de saúde, escola, parque, e até agora nada”, desabafa o morador, que aponta um campo de terra como a única diversão das crianças que moram por ali.

O Volkswagen Clube foi desapropriado pela Prefeitura por causa de uma dívida de R$ 7 milhões. O rombo veio à tona a partir de 2005, quando foram anunciadas demissões e corte de serviços por falta de pagamento. Desde então, o clube, que já contou com 80 mil associados, começou a sentir os efeitos do abandono.

Algumas quadras de tênis estão inteiramente cobertas pelo mato. O ginásio ao lado do campo mais parece um galpão abandonado, e nas piscinas, ao invés de diversão, preocupação para os moradores vizinhos, que vêem na conclusão do centro esportivo uma esperança para o clube que já foi o mais prestigiado de São Bernardo.

Por Rafael Krieger - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.