NOTÍCIA ANTERIOR
Horário eleitoral gratuito termina nesta quinta-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Urnas eletrônicas são transportadas para locais de votação
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2008 | Política
Ciúme faz Lula cancelar almoço no Grande ABC
Uma exigência da candidata a prefeita da Capital paulista, Marta Suplicy (PT), motivou o cancelamento do almoço pré-agendado para este sábado - um dia antes da eleição - pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com prefeituráveis petistas do Grande ABC e a ex-ministra. Marta recomendou a reunião em São Paulo, embora o chefe da União tivesse optado por São Bernardo, cidade onde é eleitor e apóia o também ex-ministro e candidato ao Paço Luiz Marinho.

A insatisfação de Marta com o local do encontro estaria atrelada ao fato de ela ter caído nas pesquisas de intenção de voto (levantamento Datafolha aponta a petista com 35% ante 27% do atual prefeito Gilberto Kassab-DEM) e, mesmo sob risco, Lula não ter tirado cartas da manga para ajudá-la a se projetar.

Diante do cenário inesperado na Capital, as atenções do presidente continuaram voltadas à região, onde o partido tem chances reais de eleger pelo menos quatro candidatos: Vanderlei Siraque (Santo André), Mário Reali (Diadema), Oswaldo Dias (Mauá) e Luiz Marinho.

Em São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, municípios onde não há segundo turno devido ao número de eleitores, os prefeitos e candidatos à reeleição - respectivamente José Auricchio Júnior (PTB), Clóvis Volpi (PV) e Adler Kiko Teixeira (PSDB) - lideram as pesquisas com larga vantagem.

Oportuno - Mesmo com o cancelamento do evento - anunciado por Lula durante o comício realizado no último domingo em São Bernardo -, os pleiteantes ao Executivo das sete cidades terão mais uma oportunidade de ‘colar' no presidente. Nesta sexta-feira, Lula estará no Clube Atlético Aramaçan prestigiando a festa em comemoração aos 70 anos do Sindicato dos Químicos do ABC.

Embora o almoço previsto pelo chefe de Estado tenha criado expectativa nos candidatos, cuja principal arma nos três meses de campanha foi linkar a imagem da candidatura ao presidente, nenhum deles quis comentar a questão para não criar constrangimento na legenda. Mesmo posicionamento adotado por todos durante o período eleitoral, quando Lula evidenciou que seu foco era recuperar o Paço são-bernardense.

Principal beneficiado entre os concorrentes do Grande ABC, Marinho será o único a contar com a popularidade de Lula no dia do pleito. Domingo, o prefeiturável do berço político de Lula o acompanhará durante a votação. Cena comum desde que foi eleito para administrar o País, não fosse o empenho ímpar do presidente em eleger o ‘companheiro'.

São Bernardo foi a única cidade onde Lula subiu duas vezes no palanque do candidato para pedir vitória no primeiro turno e desafiar o principal adversário, o tucano Orlando Morando, o qual classificou de "sujeitinho".

Para alavancar a candidatura do petista, a cúpula do partido também se mobilizou e, além da presença do líder nacional da sigla, quatro ministros participaram de atividades ao lado de Marinho: Altemir Gregolin (Pesca), Fernando Haddad (Educação), Tarso Genro (Justiça) e Dilma Rousseff (Casa Civil e principal nome cotado pela legenda para concorrer à sucessão da Presidência, em 2010).

A assessoria de imprensa de Marta foi procurada pela reportagem, mas não retornou as ligações.

Por Rita Donato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.