NOTÍCIA ANTERIOR
Livina vence pelo conjunto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Exposição de fotos
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/10/2009 | Veículos
Citroën vai trazer o DS3
O diretor-geral da Citroën no mundo, Frédéric Banzet, anunciou ontem, em São Paulo, a importação do recém-lançado DS3 para o Brasil. A data da estreia e o preço ainda não estão definidos, embora a marca francesa pretenda iniciar as vendas do modelo até o fim do ano que vem ou, no máximo, início de 2011.

Além do DS3, cuja apresentação mundial foi realizada em setembro no Salão de Frankfurt, a Citroën prepara o lançamento de um novo veículo para o ano que vem num segmento em que a marca não disputa no mercado brasileiro. Embora a montadora ainda não confirme, trata-se do C3 Picasso, que passará a ser produzido na fábrica de Porto Real (RJ) com adaptações ao mercado sul-americano.

No Brasil, o DS3, que na Europa é vendido a partir de 15,4 mil euros, vai ser usado para reforçar a imagem da Citroën como uma marca premium. O veículo será vendido nas principais cidades do País e nas concessionárias que já utilizam novo visual de identidade, como a TGV, pertencente ao ex-presidente da Citroën no Brasil Sérgio Habib e visitada ontem por Banzet na Marginal do Pinheiros, em São Paulo.

O DS3 foi inspirado no mítico DS, veículo construído pela Citroën que revolucionou a sua época, ao ser lançado no Salão de Paris em 1955. O DS trouxe novas tecnologias, como suspensão hineumática e faróis direcionais.

Na Europa, o DS3 oferece cinco motorizações: duas a diesel HDi FAP com 110 cv e 90 cv e três a gasolina o THP 150, o VTi 120 e o VTi 95. Para o Brasil, costumam vir as versões mais completas de acabamento e motor.

De acordo com Banzet, a introdução de novos modelos e renovação de produtos serão as ações da Citroën para se fortalecer no mercado brasileiro, considerado estratégico pelo Grupo PSA Peugeot Citroën para melhorar sua performance como grande produtor mundial de veículos. Atualmente a sétima marca mais vendida na Europa, a Citroën pretende estar entre as três maiores até 2012.

Para alcançar seus objetivos, o executivo diz que a Citroën se pauta pelo desenvolvimento de tecnologia criativa que saiba interpretar e satisfazer as necessidades de seus clientes. Banzet cita o exemplo do conceito C-Cactus, que deverá ser produzido até 2012. "O Cactus poderá não andar a 200 km/h numa estrada da Alemanha, mas pelo menos será mais respeitoso com o meio ambiente", afirma.

O executivo francês ainda fala sobre as novas tecnologias para motores. A Citroën irá lançar o comercial leve Berlingo com motor elétrico no ano que vem na Europa. Além disso, pretende apresentar também um automóvel com a mesma tecnologia até o fim de 2010.

Além do motor elétrico, Banzet garante que a Citroën aposta em motores térmicos e híbridos para equipar seus veículos num futuro não tão distante. Há estudos para lançar um motor diesel híbrido, já que o combustível, quando utilizado em motores com filtro particulado, emite 30% menos CO2 que um similar movido a gasolina.

Por Wagner Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.