NOTÍCIA ANTERIOR
Um noite nos bastidores do "CQC"
PRÓXIMA NOTÍCIA
R$ 2 milhões em jogo no "Aprendiz 5"
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/05/2008 | Cultura
Ciranda de Pedra estréia às 18h na Globo
Para tentar resgatar um satisfatório ibope para o horário das seis, ausente desde Alma Gêmea, exibida em 2005, a Globo deixou de lado as cidades fictícias e interioranas das tramas anteriores. Com a estréia de Ciranda de Pedra nesta segunda-feira, às 18 h, a emissora pretende retratar com fidelidade a efervescência da capital paulista em 1958, quando São Paulo já era considerada a décima maior metrópole do planeta.

Adaptado da obra homônima de Lygia Fagundes Telles, a história focaliza num triângulo amoroso entre o aristocrático Natércio, sua mulher Laura e o médico Daniel, vividos respectivamente por Daniel Dantas, Ana Paula Arósio e Marcello Antony.

Com ênfase nas famílias ‘quatrocentonas' paulistas e no ufanismo gerado por JK com o slogan ‘50 anos em 5', a história homenageia movimentos como a carioca bossa nova e o cinema novo. "Esse projeto é um biscoito fino com melzinho", valoriza Alcides.

Toda a sofisticação da época é retratada em dois bairros da Capital: o Centro e a Vila Mariana, parcialmente reproduzidos numa espécie de cidade cenográfica ‘dois em um', no Projac.

No entanto, o Jardim Europa, bairro tradicional da sociedade paulistana, é o cenário de locações dos protagonistas Natércio e Laura. De família poderosa e tradicional, Natércio é sócio de Cícero Cassini, de Osmar Prado, e se torna vilão pelo amor obsessivo que sente pela mulher, vítima de distúrbios emocionais.

O médico de Laura, o neurologista Daniel, se apaixona pela paciente e a engravida. Mas a menina, Virgínia, é criada como filha legítima de Natércio. Suas irmãs Bruna e Otávia, de Anna Sophia Folch e Ariela Massotti, respectivamente, sentem ciúmes da caçula, mas não desconfiam que a protegida de Laura é bastarda.

"Laura é exibida como um troféu para a sociedade paulista por ser bela e culta. Mas só consegue ser feliz quando vai morar com Daniel na Vila Mariana", adianta Ana Paula Arósio.

Nesse bairro de classe média se desenrolam as ações mais engraçadas da história, repleta de ingredientes comuns ao horário. O núcleo cômico é centralizado na coquete Elzinha, de Leandra Leal, uma alpinista social que imita os trejeitos e o visual de Marilyn Monroe para fisgar um marido rico.

Sua irmã Margarida, de Cléo Pires, é seu oposto: uma tímida e recatada professora primária que namora com Eduardo, de Bruno Gagliasso. "Elzinha se acha o último biscoito do pacote e tem uma filhinha pequena que é criada como sua irmã caçula", entrega Leandra.

Em meio às referências de estrelas do cinema da época e ao crescimento da alta costura, a cenografia de May Martins, a produção de arte de Ana Maria de Magalhães e o figurino de Gogóia Sampaio - mesma equipe que acabou de finalizar a minissérie Queridos Amigos - investiu em detalhes minuciosos da época.

Para se ter a dimensão que São Paulo já era uma grande capital, os prédios da cidade cenográfica, com referências aos estilos art déco e modernista, foram erguidos com pé direito duplo.

A produção também utiliza de um enorme painel de 12 m de altura por 28 m de largura para a inserção de imagens em chroma key. Nele são sobrepostas cenas captadas e produzidas em um cruzamento em São Paulo para dar idéia da agitação da cidade na época.

"Trabalhamos pela primeira vez com carros e figuração virtual para dar a grandiosidade que já existia em São Paulo em 1958.

Isso mostra o clima mais realista da novela", explica a diretora Denise Saraceni. "Apesar de termos antecipado a trama em um mês, glamour e sofisticação não vão faltar", promete Alcides Nogueira.

Destaques

Núcleo da Família Silva Prado

Na mansão da família quatrocentona do empresário Natércio Silva Prado, no tradicional bairro Jardim Europa, na capital paulista, moram suas três filhas Bruna, Otávia e Virgínia, sua mulher Laura e a diabólica governanta alemã Frau Herta.

Laura (Ana Paula Arósio) - Bela, elegante e culta, Laura casou-se muito jovem com Natércio, com quem teve duas filhas: Bruna e Otávia. Deprimida com a relação com um homem egocêntrico e autoritário, começa a ter distúrbios emocionais e é tratada pelo neurologista Daniel, com quem tem uma filha fora do casamento, Virgínia. A menina é criada pelo advogado Natércio como legítima.

Natércio (Daniel Dantas) - Bem-sucedido advogado e empresário, é culto e pertence a uma das famílias mais tradicionais de São Paulo. Torna-se sócio de seu único amigo, Cícero Cassini, com quem tem a metalúrgica Cassini & Prado. Tem um amor obsessivo pela mulher Laura.

Virgínia (Tammy Di Calafiori) - Meiga e engraçada, é filha bastarda de Laura e Daniel. Foi criada como filha legítima por Natércio. Apaixona-se por Conrado e, depois, por Eduardo.

Otávia (Ariela Massotti) - Apaixonada por pintura, dança e música, é a segunda filha de Natércio e Laura. Decidida e dissimulada, é a mais mimada das irmãs. Se interessa por Conrado e por Pedro, motorista da mansão dos Prado.

Bruna (Anna Sophia Folch) - Religiosa, moralista e arrogante, é a que mais puxou ao pai, Natércio. Filha mais velha do casal, Bruna contém seus desejos, mas vai namorar com Rogério e se apaixonar pelo interesseiro Afonso.

Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira) - Governanta alemã da família Prado. É autoritária e conservadora. Esconde sua paixão doentia pelo patrão Natércio e faz de tudo para tomar o lugar de Laura.

Núcleo do escritório de Natércio - Escritório de advocacia do bem-sucedido Natércio Silva Prado.

Afonso (Caio Blat) - Alpinista social, ambicioso e sem caráter. Faz tudo por dinheiro e poder e trabalha como estagiário com diploma de Direito falsificado. Aproveita-se da fragilidade de Bruna para manipular a primogênita do patrão.

Rogério (Cláudio Fontana) - Jovem talentoso com boas intenções. É o advogado sênior do escritório de Natércio. Nasceu numa tradicional família do interior paulista. Rogério é assumidamente ‘workaholic' e é vítima de um golpe de Afonso no trabalho e na vida pessoal. Demitido, vai morar na Vila Mariana.

Idalina (Karen Coelho) - A vaidosa secretária de Natércio, que adora andar toda enfeitada. Simpática, mas muito fofoqueira, veio do interior do Paraná para trabalhar na capital paulista. É apaixonada por Afonso.

Núcleo da Família Cassini
Família bem-sucedida, descendente de imigrantes italianos, que vive no Jardim Europa. Enriqueceu com muito trabalho e não herdou nenhum sobrenome tradicional.

Cícero Cassini (Osmar Prado) - Filho de imigrantes italianos, é rude e trabalhador. Enriqueceu com o próprio trabalho e virou sócio de Natércio na metalúrgica Cassini & Prado. Trata muito bem seus empregados e é completamente dedicado ao trabalho.

Julieta (Mônica Torres) - Mulher de Cícero e mãe de Conrado e Letícia. É a melhor amiga de Laura e se preocupa com seu casamento com Natércio. Incentiva a filha a ser tenista. Morre misteriosamente assassinada.

Letícia (Paola Oliveira) - Exímia tenista, bela e corajosa. Aventureira e íntegra, cresceu com as filhas de Natércio e vai viver uma paixão conturbada com Arthur, um empresário bem mais velho, amigo de Natércio e de seu pai. Possui atitudes avançadas para a época.

Conrado (Max Fercondini) - Reservado e muito bem educado, Conrado tem bom caráter e faz o tipo galã entre as meninas. Foi educado para assumir os negócios da família e teve uma criação rigorosa. Namora Virgínia, mas fica noivo de Otávia. Com o tempo, descobre que realmente ama Virgínia.

Núcleo da Metalúrgica Cassini & Prado
Aplicados e trabalhadores, os funcionários da metalúrgica recebem ordens diretas de Cícero e se orgulham do patrão colocar a mão na massa como eles.

Alice (Danielle Suzuki) - Bela nissei muito simpática e ingênua. Detalhista e reservada, agüenta os berros do patrão, mas o admira. Veio do interior de São Paulo e mora no bairro da Liberdade com uma irmã. Preserva as tradições orientais.

Eduardo Ribeiro (Bruno Gagliasso) - Um engenheiro recém-formado que namora com a pacata Margarida. Nasceu em Santos e mora na Pensão Aurora. Íntegro e inteligente, começa a trabalhar na metalúrgica como faxineiro e, com o tempo, cresce na empresa. Apaixona-se por Virgínia à primeira vista.

Núcleo da Vila Mariana - Família de Seu Memé
Família de classe média que fala alto, fofoca sobre a família dos outros e se mete em muita confusão.

Seu Memé (José Rubens Crachá) - Barbeiro e fabricante de perucas e produtos para cabelos, o paulistano Palamedes é engraçado, amigo de todos e fã de Juscelino Kubistchek. Tem paixão pela mulher Alzira e pelas filhas Elzinha e Margarida, mas odeia a sogra Ramira.

Dona Ramira (Valderez de Barros) - Mãe de Alzira e sogra de Seu Memé, é apaixonada por suas galinhas e por um galo chamado Chapinha. Passa o dia implicando com o genro e criticando as experiências que ele faz com seu cabelo. Vive inventando amantes para o genro.

Alzira (Clarice Niskier) - Pasteleira talentosa, filha de Dona Ramira e mulher de Seu Memé. Briga sempre com o marido, incentivada pela mãe. Se finge de brava, mas é muito dócil. Tem ótima relação com as filhas.

Elzinha (Leandra Leal) - Extremamente vaidosa e namoradeira, vive repetindo que é ‘um biscoito fino'. Se inspira em Marilyn Monroe para se vestir e pinta os cabelos de louro platinado como sua musa. É ajudante de costureira, copeira e vendedora de cosméticos. Na verdade, não consegue se estabelecer em nenhum emprego.

Margarida (Cléo Pires) - Professora primária tímida e recatada que namora com Eduardo. Se torna grande amiga de Virgínia quando ela se muda para Vila Mariana. Ri das aventuras da irmã Elzinha e adora os pais.

Núcleo da Vila Mariana - Pensão Aurora
Pensão mais conhecida em Vila Mariana, bairro repleto de vilas da classe média paulistana. Simples e aconchegante, tem um clima bem familiar.

Aurora (Rosa Marya Colin) - Viúva trabalhadora que abriu a pensão que leva seu nome. Trata os hóspedes como se fossem da família. Cuida dos pequenos netos Faísca e Gracinha, que foram abandonados pela mulher do seu filho que faleceu.

Divina (Hermila Guedes) - Nordestina "faz-tudo" da pensão. Pé-de-valsa e sempre contente, vive uma paixão secreta. É amiga de Memé e Daniel.

Por Mariana Trigo - TV Press - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.