NOTÍCIA ANTERIOR
Inserção profissional: Mauá está pronta para o desafio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa Junina de Mauá anima público com funk, reggae, samba e sertanejo
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/06/2014 | Cidade
Cinema no Museu terá exibição de documentários regionais em Mauá
Cinema no Museu terá exibição de documentários regionais em Mauá A Catira é uma dança rural cuja coreografia é acompanhada de sapateadores e batedores de palma. Crédito: Evandro Oliveira
A Catira é uma dança rural cuja coreografia é acompanhada de sapateadores e batedores de palma. Crédito: Evandro Oliveira
Atividade acontece na próxima terça-feira (24), a partir das 19h, no Museu Barão de Mauá

A segunda edição do projeto Cinema no Museu está especial. Nesta terça-feira (24), com início marcado para 19h, serão exibidos dois documentários sobre dois bens culturais imateriais tombados da cidade de Mauá. O Museu Barão de Mauá está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani. A entrada é gratuita.

A atividade deste mês tem como tema central “Memória e Patrimônio Cultural”, e os documentários dirigidos por Paula Quirino o ilustram com maestria, e são eles “Catira Az de Ouro - Tradição, Dança e Cantoria" e “Samba Lenço - A memória está no corpo".

A Catira é uma dança rural cuja coreografia é acompanhada de sapateadores e batedores de palma. Em Mauá, a introdução da catira é consequência do crescente fluxo migratório, ocorrido ao longo das décadas de 60 e 70. “Catiza Az de Ouro – Tradição, Dança e Cantoria” discorre sobre resistência cultural, mostrando a cultura caipira viva, pulsante, e mantendo sua forte expressão em meio à verdadeira invasão cultural.

Já o Samba Lenço é uma dança representativa da cultura africana. O filme de Quirino conta a história de Diogo, jovem integrante do grupo de tradição popular de Mauá, recebe de sua avó, uma das mestras do grupo, os objetos necessários para tocar o instrumento principal do samba: a zabumba Sete Léguas. Único grupo desse estilo em atuação no Brasil, o Samba Lenço da cidade é importante expressão de resistência cultural no município, tendo sua história ligada à ocupação urbana do Jardim Zaíra, uma das maiores e mais populosas regiões de Mauá.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.