NOTÍCIA ANTERIOR
Empório gastronômico é inaugurado em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novidades no Espaço Empreendedor Barão de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/03/2014 | Cidade
Cinco novos empreendedores em Mauá são incubados para abrir o próprio negócio
Cinco novos empreendedores em Mauá são incubados para abrir o próprio negócio Empresários serão capacitados pelo Sebrae. Foto: Andris Bovo
Empresários serão capacitados pelo Sebrae. Foto: Andris Bovo
O Espaço Empreendedor da Prefeitura oferece capacitação e suporte para novas empresas durante três anos

A incubadora do Espaço Empreendedor Barão de Mauá recebeu nesta sexta-feira (28) cinco novos potenciais empresários, interessados em obter capacitação para consolidar o próprio negócio. Foram incorporados ao espaço empreendedores para os segmentos de saúde, plástico, refrigeração, químico e têxtil.

Os empreendedores são selecionados a partir da apresentação do plano de negócios, que passa por análise de viabilidade, para utilizarem do espaço privativo disponibilizado pela Prefeitura e Agência de Desenvolvimento Econômico do ABCD. A taxa inicial para obter espaços de 45 ou 90 metros quadrados é de R$ 7,50, que são transferidos para o fundo de caixa da nova empresa. Esse valor é reajustado até o final do processo incubador, de dois a três anos, para preparar os futuros empresários ao valor real do mercado de R$ 12.

Entre os negócios contemplados com a capacitação está a Relux, atuante na industrialização e comercialização de equipamentos utilizados em padarias, bares, restaurantes e cozinhas profissionais. O diferencial proposto no planejamento da empresa é o refrigerador inteligente, que proporciona controle automático de temperatura e redução no consumo de energia, além do desenvolvimento de um compressor com menor ruído para os refrigeradores.

“Queremos abrir novos caminhos, divulgar a empresa para atrair clientes e implantá-la em Mauá, para retribuir ao município que nos ajudou a abrir nosso negócio”, diz Regivaldo Alves, empreendedor, com 30 anos na área de cozinhas industriais, em sociedade com Vanderlei Balbino.

Outra empresa selecionada é a Job Trajes, dirigida por Maria Augusta Maciel, que decidiu alavancar os negócios de confecção de uniformes e atender novos setores. “Tínhamos um espaço menor, com serviços terceirizados e agora queremos automatizar a empresa, com produção própria e atender desde o empresário ao auxiliar de limpeza das empresas clientes”, projeta a empreendedora.

Capacitação

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 30% dos novos negócios não sobrevivem após os dois primeiros anos, pois ainda buscam o ponto de equilíbrio da empresa, isto é, quando todo o recurso que entra é suficiente para pagar as despesas.

Para que a empresa consiga ser solidificada, a entidade dispõe aos incubadores diversos produtos e serviços de capacitação, como cursos, oficinas e atendimento em gestão empresarial com consultores especialistas em finanças, administração, qualidade, jurídico, marketing, entre outras áreas. “A ideia é formatar e elaborar um plano de trabalho de acordo com as necessidades dos empreendedores e fazer com que a empresa prospere após a fase inicial”, afirma Cintia Gomes Bertão, consultora jurídica do Sebrae.

Desafio

A incubadora de Mauá existe desde 1998 e capacitou cerca de 100 empreendedores a construir o próprio negócio. No entanto, o maior desafio da Administração é atrair os empresários para se instalarem no município. De acordo com Ciomar Okabayashi, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mauá, apenas 5% dos empreendedores que receberam auxílio das incubadoras permaneceram na cidade.

“Nossa grande dificuldade é o valor do metro quadrado na Região para instalar a empresa, tanto para compra quanto para locação do espaço”, avalia o secretário.

Para o Prefeito, Donizete Braga, que marcou presença no evento, o perfil industrial do município e a localização favorável, assim como o investimento em formação de mão de obra qualificada devem ser consideradas pelos empresários. “Temos que oferecer alternativa de áreas e logística para fixar os pequenos empreendedores na cidade”, afirma o chefe do executivo.

O Espaço Empreendedor Barão de Mauá, onde estão as incubadoras, fica na avenida Barão de Mauá, 3.778. Mais informações pelo telefone 4578-4548.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.