NOTÍCIA ANTERIOR
Após 6 horas, comissão aprova texto-base da MP do Código Florestal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Campanha eleitoral da Região vive guerra das impugnações
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/07/2012 | Política
Cinco cidades do ABCD terão propaganda eleitoral no rádio
Cinco cidades do ABCD terão propaganda eleitoral no rádio Ademar, da Pérola, diz estar pronto para receber a propaganda. Foto de Luciano Vicioni
Ademar, da Pérola, diz estar pronto para receber a propaganda. Foto de Luciano Vicioni
A partir do dia 21 de agosto, é obrigatória a transmissão do horário gratuito nas emissoras pela manhã, tarde e noite

Os candidatos de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires terão, além das campanhas nas ruas, mais um meio de divulgar suas propostas: espaços em rádios. A partir do dia 21 de agosto, é obrigatória a transmissão da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio.

De acordo com a lei eleitoral 9.504/97, nas eleições para prefeito e vice, a propaganda deve ser veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Nas eleições para vereadores, são os mesmos horários às terças, quintas e sábados. O cartório eleitoral realiza um sorteio para estabelecer os dias em que cada candidato vai entrar.
Os candidatos de São Bernardo, cidade com cinco rádios comunitárias, ainda estão discutindo a estratégia de comunicação para o horário eleitoral.

O diretor da rádio comunitária Jardim Represa, Evaldo Pereira Carvalho explicou que o assunto ainda não foi discutido entre os candidatos, mas sabe que terá de fazer a inserção. “As rádios comunitárias têm de passar o programa, desde que os candidatos os produzam. Se receber, vou publicar, mas até agora nada chegou e nada foi discutido”, explicou.

Em Diadema, os prefeituráveis terão direito à veiculação do programa eleitoral em três rádios. Os oito candidatos à Prefeitura de Mauá ainda não definiram um plano de mídia para veicularem a propaganda eleitoral. De acordo com resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) os juízes eleitorais convocarão os partidos políticos para elaborarem o plano de mídia.

Em Mauá, eles têm a comunitária Rádio Z para fazer suas inserções.

Em Ribeirão Pires, os candidatos poderão utilizar a frequência da rádio comunitária Pérola da Serra para transmitir a propaganda eleitoral. De acordo com o coordenador da rádio, Ademar Bertoldo, a emissora já está preparada para receber os programas dos partidos. “Já divulgamos algumas convenções, agora, a partir de agosto, já previmos na programação incluir os programas eleitorais”, explicou o radialista, que disse receber as programações acompanhadas de uma autorização do TRE e do horário em que o áudio deve entrar no ar.

Legislação
Com base na legislação eleitoral as emissoras terão de comunicar aos diretórios municipais dos partidos, até o dia 1º de agosto, as plataformas disponíveis para as inserções. De acordo com as normas, a propaganda terá 30 segundos. Esses critérios terão de constar nos planos de mídias a serem apresentados pelas agremiações. (Fabíola Andrade, Karen Marchetti, Nicole Briones e Rodrigo Bruder).

Horário tem rejeição de eleitor, diz diretor de rádio

O diretor de Jornalismo da Rádio ABC, Anderson Amaral, defende um formato mais flexível das propagandas políticas em rádio para que não haja perda de audiências e a publicidade se torne mais atrativa aos eleitores.

“O que existe hoje é uma imposição. O formato deveria ser mais flexível, pois atinge o horário nobre do nosso programa de jornalismo. Muitas pessoas não gostam e quando começa a propaganda desligam o rádio”, disse.

De acordo com o diretor de Jornalismo da Rádio ABC, o juiz eleitoral da cidade ainda não convocou a tradicional reunião com representantes dos veículos de comunicação e os partidos para definir quem será a geradora. “Já tivemos duas situações. A Rádio ABC foi geradora durante todo o período eleitoral e também houve casos de a Justiça determinar dez dias para cada rádio”, disse.

Os candidatos de Santo André ressaltam a importância do rádio já que a cidade não conta com televisão. Nilson Bonome (PMDB) disse que sua equipe de marketing ainda prepara como vai ser o formato de seu programa.

Carlos Grana (PT), Raimundo Salles (PDT) e a vice-prefeita e candidata à reeleição, Dinah Zekcer (PTB), na chapa do prefeito Aidan Ravin (PTB), também ressaltaram a importância, porque levarão suas propostas a um maior número de eleitores. (Gislayne Jacinto)

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.