NOTÍCIA ANTERIOR
Mulheres obesas sofrem mais na menopausa, aponta estudo da Unicamp
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carvão ativado: Bem Estar explica seus usos, benefícios e contraindicações
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2017 | Saúde e Ciência
Cientistas criam técnica para detectar uso de drogas ou manuseio de camisinha por impressão digital
 Cientistas criam técnica para detectar uso de drogas ou manuseio de camisinha por impressão digital Diferentes partículas da digital podem oferecer informações sobre uma pessoa que vão além da identidade (Foto: Getty Images)
Diferentes partículas da digital podem oferecer informações sobre uma pessoa que vão além da identidade (Foto: Getty Images)
Tecnologia que analisa e mede massa de moléculas vem sendo testada por polícia britânica e permitiu identificar sangue em digital colhida há 30 anos.

Graças a avanços da tecnologia, a análise de uma impressão digital agora pode oferecer bem mais dados para identificar uma pessoa.

Já é possível saber a marca de gel de cabelo usada por um suspeito ou se ele manuseou um camisinha -- e acredita-se que em breve essas informações poderão ser usadas nos tribunais.

Essas novidades foram possíveis graças a uma técnica conhecida como espectrometria da massa. Ela identifica moléculas de substâncias presentes em uma impressão digital por meio da medição de massa e da caracterização da estrutura química.

A técnica também pode oferecer informações sobre, por exemplo, uso de álcool ou droga pelo suspeito, afirmam os cientistas.

O Ministério do Interior do Reino Unido acredita que a tecnologia possa estar disponível para uso das autoridades em "questão de meses".

Equipes da universidade britânica Sheffield Hallam têm trabalhado com a polícia de West Yorkshire desde 2012 para testá-la.

Simona Francese, uma das responsáveis pelo projeto, diz que a tecnologia já foi aplicada para identificar sangue numa impressão digital coletada há 30 anos. Isso significa, segundo ela, que a técnica pode ser usada para esclarecer casos já arquivados.

"Eu gostaria de ver essa tecnologia sendo usada em casos grandes como assassinatos ou estupros. É muito sofisticada e cara, mas vale a pena", afirma Francese.

Como funciona a espectrometria da massa?

A análise técnica é usada para rastrear e medir a massa de moléculas de substâncias nas bordas e sulcos de linhas de uma impressão digital.
Uma amostra da digital é vaporizada e depois lançada por um campo eletromagnético dentro de um vácuo.
Partículas de diferentes massas se comportam de forma diferente nessas condições o que permite identificar moléculas
Essa técnica garante acesso a informações variadas e permite, por exemplo, examinar as proteínas em uma digital e dizer se a pessoa é homem ou mulher.


"Uma digital nada mais é que suor, e suor é uma matriz biológica", afirma Simona Francese.

"Contem moléculas de dentro do corpo e também moléculas com as quais você contaminou as pontas dos dedos. Então, a quantidade de informação que pode ser potencialmente recuperada é enorme", complementa.

Neil Denison, diretor interino do centro de apoio científico na polícia de Yorkshire, diz que as impressões digitais ficaram "adormecidas há 80 ou 90 anos" e que as novas informações que tecnologia oferece "nos ajudarão na prevenção e detecção de crimes ".

O uma digital pode revelar graças à espectrometria da massa?

O gênero
Se teve contato com sangue e se esse sangue é humano ou de animal
Se usou drogas como cocaína, maconha, heroína, anfetamina
Se há vestígios de fios de cabelo na digital
Traços de produtos de limpeza e cosméticos
Se teve contato com camisinha e qual foi a marca do preservativo
Que tipo de comida e bebida foi consumido

Por G1 - BBC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.