NOTÍCIA ANTERIOR
Incidência de dengue no mundo pode ser o triplo do estimado, diz estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nem todas as vítimas do vírus H7N9 tiveram contato com aves, diz OMS
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/04/2013 | Saúde e Ciência
Cidades fazem ação conjunta de combate a dengue
Cidades fazem ação conjunta de combate a dengue Grana destacou que população tem que ajudar no combate ao mosquito. Foto: Edmilson Magalhães
Grana destacou que população tem que ajudar no combate ao mosquito. Foto: Edmilson Magalhães
Até o momento Santo André registrou 418 notificações de suspeita da doença na cidade

Santo André e Mauá deram início a uma ação conjunta de combate a dengue na manhã dessa quinta-feira (11/04). Agentes de saúde verificaram residências no Bairro Cidade São Jorge, em Santo André, que fia na divisa entre os municípios. A ideia é que a ação seja levada para outras localidades de divisa.

As ações no bairro tiveram início no final e março e se estenderão ao longo de abril, com cerca de 90 agentes verificando focos do mosquito aedes aegypti – transmissor da doença – nas residências. “Temos que contar com a ajuda da população, caso contrário essa será um guerra que já começará perdida”, destacou o prefeito, Carlos Grana.

Dados da secretária de Saúde de Santo André mostram que de janeiro até o dia 10 de abril, a cidade registrou 418 notificações de suspeita da doença. Desse total, 113 foram confirmados e oito são autóctones – contraído dentro do município.

O secretário de Saúde, Homero Nepomuceno, explicou que havia uma ONG (Organização Não Governamental) Casa Brasil contratada para fazer o serviço na cidade, mas houve problemas com a prestação de contas e o contrato foi rompido. “Queríamos que houvesse a prestação de contas, mas não ocorreu. Reincidimos o contrato e readequamos as equipes de saúde para darmos uma cobertura total na cidade”, disse.

Nepomuceno também vistou uma das residências junto com as equipes de saúde para verificar a existência de focos. Apesar de vários vasos de planta, nenhum estava com o prato de plástico com água por baixo. “Esse é um bom exemplo de como pode-se ter plantas em casa, evitando criadouros do mosquito”, destacou.

Essa é a segunda ação que Santo André promove em conjunto com outras cidades da Região. Em março, foi realizado uma vistoria na Chácara Baronesa, divisa com São Bernardo e o objetivo agora é levar o trabalho para a Região de tríplice divisa. “Estamos verificando a possibilidade de fazer uma ação com São Bernardo e São Caetano, na região da Vila Palmares, ainda para as próximas semanas”, destacou Nepomuceno.

A secretária de Saúde de Mauá, Lumena Furtado, destacou que apesar da cidade não registrar casos autóctones de dengue o trabalho de prevenção deve ser feito, por conta dos casos importados da doença. “Estamos em uma Região em que as pessoas viajam sempre para o Litoral e podem ser contaminadas lá. Por isso temos que eliminar os focos do mosquito”, comentou.

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.