NOTÍCIA ANTERIOR
Febre amarela faz 2ª vítima fatal na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Shopping Praça da Moça inaugura espaço para crianças colecionadoras de minibonecas L.O.L. Surprise
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2018 | Setecidades
Cidades estendem campanha de vacinação contra febre amarela
 Cidades estendem campanha de vacinação contra febre amarela Devido à baixa adesão, São Bernardo e Ribeirão prorrogam aplicação de doses nas UBSs. Foto: André Henriques/DGABC
Devido à baixa adesão, São Bernardo e Ribeirão prorrogam aplicação de doses nas UBSs. Foto: André Henriques/DGABC
Pelo menos duas cidades da região anunciaram a prorrogação da campanha de vacinação contra a febre amarela. Em São Bernardo, a aplicação das doses de imunização será feita até segunda-feira em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Já em Ribeirão Pires, a ação se estende até o dia 24. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde, tendo em vista a necessidade de ampliar a cobertura vacinal, ainda abaixo da meta traçada, em todo o País. No Grande ABC, 771,5 mil pessoas procuraram unidades de Saúde em busca da proteção desde o dia 24, número que corresponde a 33,5% do público-alvo.

Amanhã, todas as 130 unidades de Saúde do Grande ABC estarão abertas para o ‘dia D’ de vacinação, das 8h às 17h. Para se imunizar é necessário levar RG, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Além disso, algumas administrações apostam na estratégia de vacinação porta a porta. Em São Bernardo, serão aplicadas doses nos bairros Batistini, Jardim Palermo, União, Orquídeas, Riacho Grande, Finco e Santa Cruz.

Para facilitar a vida dos munícipes, a Prefeitura de Mauá disponibilizou van para percorrer regiões do município que possam apresentar condições propícias à contaminação da doença e aplicar as vacinas de porta em porta na população. O primeiro bairro a receber a campanha itinerante foi o Feital, onde a van permanece até hoje. O local foi escolhido por estar próximo às áreas de vegetação, onde há maior risco de contaminação da doença.

Ribeirão Pires destacou que avalia o reforço da campanha em outros pontos além das UBSs, como escolas municipais, onde palestras estão sendo ministradas junto aos pais dos estudantes; e em postos volantes pela cidade.

ORIENTAÇÃO

Outros municípios traçaram estratégia de visitar moradores porta a porta para entregar folheto explicativo sobre a doença. Em Diadema, por exemplo, equipes do Centro de Controle de Zoonoses e das unidades das regiões Paineiras, Reid, Maria Tereza, Eldorado, Paulina, Sítio Joaninha e Sítio Caqui visitaram 1.473 residências.

CASOS

A febre amarela já vitimou fatalmente dois moradores da região. As vítimas são munícipes de Santo André e Ribeirão Pires, cujas contaminações ocorreram, respectivamente, em Atibaia e Mairiporã. A região tem ainda outros três registros de febre amarela, sendo um autóctone, de São Bernardo.

Aulas municipais tiveram início ontem em São Bernardo

Juliana Stern - Especial para o Diário

As aulas nas escolas municipais de São Bernardo tiveram início ontem, após 102 prédios escolares terem sido utilizados como postos de vacinação contra a febre amarela, entre os dias 5 e 9, com o intuito de ampliar o alcance da campanha.

Esperar uma semana para o começo do ano letivo pode ter significado uns dias de descanso a mais para alguns, mas para outros a espera foi agonizante. “Todo dia ela perguntava ‘Faltam quantos dias, mãe? Faz aqui na minha mão’. Não aguentava mais”, revela, em meio a risos, a dona de casa Cristina Fernandes Petinas, 42 anos, mãe da pequena Marcela, 5, aluna do 1° ano do Ensino Fundamental da Emeb Kazue Fuzinaka, no bairro Rudge Ramos,

Rebeca, 6, colega de Marcela, também estava ansiosa. A mãe, a auxiliar administrativa Andrea Elaine Perré, 44, destaca que a menina até acordou durante a madrugada, na expectativa do primeiro dia de aula. “Ela só falava disso”, diz a mãe. Na saída da aula, Rebeca era só sorrisos enquanto narrava com entusiasmo as atividades desempenhadas durante o dia.

Como ela, Davi, 6, também saiu da escola animado e parecendo satisfeito. O garoto exibia orgulhoso o desenho que fez para ilustrar a plaquinha com seu nome, a qual fica exposta em cima de sua carteira como uma ‘cola’ para aprender sua assinatura. “Guardei para mostrar para a minha mãe”, destaca.

As crianças começaram o ano letivo com o kit de material escolar, providenciado pela Prefeitura de São Bernardo e entregue durante reunião de pais e professores no dia 3. O kit do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) conta com 19 itens, entre eles, quatro cadernos de brochura (80 folhas), canetinha hidrográfica (12 cores), régua e tesoura sem ponta.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.