NOTÍCIA ANTERIOR
Tragédia na Região Serrana do RJ já deixa mais de 500 mortos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia Militar aperta cerco contra álcool
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/01/2011 | Geral
Cidades do interior de SP calculam perdas com chuvas
Os departamentos de Defesa Civil e as prefeituras de Itupeva e Louveira, no interior de São Paulo, passaram esta sexta-feira (14) contabilizando os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram os municípios na quinta-feira (13). Em Itupeva, ao menos mil construções foram danificadas e aproximadamente 5.000 pessoas foram prejudicadas e ficaram ou desabrigadas ou desalojadas. Moradores tiveram de ser resgatados de bote e casas ficaram submersas. A ponte que liga condomínios do Parque dos Cafezais ao bairro Santa Eliza foi derrubada pelas águas. A Polícia Militar e a Guarda Municipal tiveram de atuar no trabalho para ajudar as vítimas das chuvas.

Em Louveira, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, secretarias de Serviços Sociais e Saúde percorreram a cidade para levantar o número de pessoas prejudicadas e o prejuízo causado pela chuva. A administração local informou, por meio de sua assessoria, que ainda não identificou o motivo de o rio Capivari, que abastece a cidade, ter transbordado.

A estimativa é de que 400 famílias tenham ficado desabrigadas. De acordo com a Secretaria de Serviços Sociais, na noite de quinta-feira apenas 15 pessoas quiseram ir para o abrigo montado em um ginásio de esportes. As demais optaram por ir para casas de parentes e amigos. A chuva ainda castigou cidades como Amparo, Atibaia, Jundiaí, Campinas, Jaguariúna, Pedreira, Piracicaba e Sumaré.

Sorocaba, Votorantim e Porto Feliz

A abertura das comportas da represa de Itupararanga pode ter causado o transbordamento do rio Sorocaba, alagando bairros ribeirinhos em Sorocaba e Votorantim, na noite de ontem. O nível do reservatório está elevado por causa das chuvas. A vazão da represa para o rio aumentou de 12 para 34 metros cúbicos por segundo. Em Votorantim, 30 casas foram inundadas. O Corpo de Bombeiros usou botes infláveis para resgatar moradores ilhados. Casas, ruas e avenidas ficaram alagadas nos bairros Vergueiro e Maria do Carmo, em Sorocaba.

Em Porto Feliz, com rios e córregos transbordando, a Defesa Civil decretou alerta máximo e as famílias começaram a ser removidas de oito áreas de risco. Dezenas de pessoas tiveram de ser resgatadas do meio da água e seis ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Os moradores são levados para abrigos municipais. Desde o início de janeiro, mais de 60 pontes foram danificadas ou destruídas pelas enchentes na região de Sorocaba. Bairros rurais estão isolados em Sorocaba, Itapetininga, Tatuí, Guareí, Porto Feliz, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo.

Por R7 - Agência Estado
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.