NOTÍCIA ANTERIOR
Farmácia Popular de São Caetano deve ser inaugurada em março
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André aperta o cerco aos ambulantes irregulares
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/11/2009 | Setecidades
Cidades do ABC são finalistas do Prêmio Caixa
O programa Tá Bonito, implementado em Diadema desde 2005, e o Plano Plurianual Participativo (PPA) de São Bernardo estão entre os 35 projetos brasileiros selecionados para concorrer ao Prêmio Caixa – Melhores Práticas em Gestão Local 2009. A premiação, criada há dez anos pela Caixa Econômica Federal (CEF), busca identificar, avaliar, selecionar, premiar e divulgar programas que melhoraram as condições de vida das populações. A iniciativa de Diadema foi inscrita na categoria Habitação (Melhorias e Urbanização de Favelas e Assentamentos), enquanto a de São Bernardo, no segmento de Desenvolvimento Local e Inclusão Social.

“A indicação mostra o reconhecimento de Diadema em se fazer política pública de qualidade. O Tá Bonito é mais do que apenas as reforma de casas, mas também inclui processo de requalificação habitacional e integração do núcleo como parte da cidade, além de garantir a salubridade dos moradores. Muitos imóveis possuem quartos sem janelas, o que impacta na saúde familiar, principalmente nas crianças. O projeto não só melhora as condições urbanas, mas também de saúde”, comentou Márcio Luiz Vale, secretário de Habitação do município.

Atendendo a critérios

Para serem selecionados, os projetos do ABC tiveram de atender a alguns critérios preestabelecidos pelo concurso, como liderança e fortalecimento da comunidade, igualdade de gênero, inclusão social, inovações no contexto local, entre outros. O programa Tá Bonito correspondeu a tais expectativas por propiciar às comunidades melhores condições de habitabilidade e salubridade, por intermédio de obras internas e externas em unidades habitacionais, e recuperação do espaço urbano dos núcleos, com acompanhamento técnico das intervenções e requalificação da mão-de-obra local.

O PPA de São Bernardo se enquadrou nos critérios por assegurar a participação da sociedade de forma universal no planejamento do governo. “Decidimos inscrever o PPA no concurso, pois nossa experiência se diferencia das demais cidades. O governo do Marinho decidiu radicalizar a democracia e discutir o plano de governo dos próximos quatro anos com a participação popular, não apenas com entidades, como é feito na maioria do Brasil”, explicou Nilza Aparecida de Oliveira, secretária de Planejamento e Tecnologia da Informação.

Dos finalistas, os 20 melhores serão premiados no dia 10 de dezembro, em Brasília. A escolha dos vencedores será realizada por comitê de membros da sociedade civil, imprensa, universidades, setor público, setor privado e da CEF. Além da premiação, as melhores iniciativas serão inscritas pela instituição para representar o Brasil no Prêmio Internacional de Dubai, tendo a oportunidade de se tornar referência internacional.

Por Claudia Mayara - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7723 dias no ar.