NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá abafa disputa por ICMS com São Caetano e Barueri
PRÓXIMA NOTÍCIA
Para Donisete, OP é termômetro de gestão
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/05/2014 | Cidade
Cidade Limpa entra na terceira fase em Mauá
Cidade Limpa entra na terceira fase em Mauá Álbum de figurinhas faz parte das atividades do Cidade Limpa. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Álbum de figurinhas faz parte das atividades do Cidade Limpa. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Lançamento da nova rodada do programa de limpeza e organização urbana será no dia 5 de maio com reforça na conscientização ambiental

O Programa Nossa Mauá Cidade Limpa inicia sua terceira fase na segunda-feira, 5 de maio. O foco da nova edição da campanha é a conscientização, pois a obrigação de deixar a cidade mais limpa, organizada e saudável deve ser compartilhada por todos. Por esse motivo, o slogan é “Todos juntos, em todos os lugares, cuidando de Mauá”. O local escolhido para o lançamento é o novo Ecoponto do Jardim Zaíra 4, localizado na esquina da avenida Jesuíno Nicomédio dos Santos com Rua Sebastião Antonio da Silva.

“Ao fazermos nossa parte, mantendo nossa casa, nossas ruas e nossa natureza em ordem estamos contribuindo para o bem da vida de todos”, afirma o prefeito Donisete Braga. Em 2014, uma das novidades é o Circuito Cidade Limpa, mais uma iniciativa para divulgar o programa e incentivar a participação de todos. O objetivo é mostrar que a ação começa na casa de cada um, continua nas ruas da cidade e se estende com as ações pela natureza. O circuito é concluído com as atitudes na vida, com a nova consciência de que podemos agir para um mundo melhor.

Serão quatro estações no circuito: na casa, na rua, na natureza e na vida. Em cada estação, monitores explicarão as atitudes necessárias para o sucesso do circuito. Cada banner terá cinco ações a serem seguidas, somando um total de 20 atitudes. No final, as crianças recebem um álbum com 20 figurinhas. “Aproveitando a moda de colecionar provocada pela Copa do Mundo, foi criado um álbum inspirado no Circuito Cidade Limpa. A intenção é estimular a diversão por meio de cromos informativos sobre as práticas que cada cidadão pode adotar para ajudar no cuidado com a cidade”, explica o prefeito.

Para o programa Cidade Limpa, a cidade foi subdividida em 12 setores, e durante um período de 10 dias úteis equipes da Prefeitura envolvendo as secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Saúde, Meio Ambiente, Sama e Foz do Brasil realizam serviços como podas de árvores, cata-bagulho, roça e capinação de áreas públicas, tapa buracos, pintura de guias, sinalização viária, limpeza de bocas-de-lobo, troca de tampas de lobo, desratização, ações contra a dengue, trocas de lâmpadas, manutenção de redes de águas e esgoto.

“Agora teremos também o apoio de secretarias como Trabalho e Renda -- que vai levar aos bairros atendidos ações como o CPTR Móvel --, Meio Ambiente -- com atividades educativas de preservação da natureza -- e também da Saúde, pois a limpeza contribui de forma efetiva na prevenção a doenças”, conta Rogério Santana, secretário de Serviços Urbanos.

Em março de 2014, o Cidade Limpa completou um ano. Durante este período, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos recolheram 3.615 toneladas de lixo -- o equivalente a 965 caminhões. A Prefeitura de Mauá também realizou atividades educativas e de conscientização junto a moradores com jogos educativos. As atividades aconteceram em escolas municipais, Centros de Referência da Assistência Social, Shopping Center, Shopping Popular, Associações de bairros e em eventos da Prefeitura.

O calendário completo das atividades do Programa Cidade Limpa ficará disponível no site www.maua.sp.gov.br, sendo divulgado previamente à população de cada região. No dia em que o caminhão recolher o lixo, as pessoas deverão depositar os objetos inservíveis na calçada a partir das 7h da manhã.

Fora da data prevista pelo Cidade Limpa, o descarte deste material deverá ser feito em um dos Ecopontos da cidade. Caso seja realizado fora desses locais, o infrator poderá ser multado em R$ 300 ao dia, com base nas Leis Municipais 2.260/89 e 3.057/98. Quem presenciar o descarte irregular pode fazer a denúncia ligando para o número 153. Não é preciso se identificar.

O que você pode levar aos Ecopontos:
- Recicláveis (papel, papelão, metal, plástico e vidro)
- Entulho de pequenas reformas e madeira
- Móveis e eletrodomésticos
- Óleo de cozinha usado
- Lâmpadas, pilhas e baterias (no Ecoponto do Jardim Pedroso)
- Terra limpa

O que você não pode levar:
- Restos de comida
- Isopor e gesso
- Poda de jardim
- Resíduos industriais e comerciais
- Resíduos químicos e de serviços de saúde
- Medicamentos
- Animais mortos

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.