NOTÍCIA ANTERIOR
Reconstituição de assassinato em Ribeirão é marcada por revolta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mulher é encontrada com face dilacerada por cachorros
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2008 | Setecidades
Cidade da Criança reabre em dezembro
Referência histórica e nacional de entretenimento infantil e um dos pontos turísticos mais conhecidos da região a Cidade da Criança, em São Bernardo, está sendo reformada e será entregue à população até o fim deste ano como um parque educativo, segundo previsão da secretária de Educação e Cultura, Iara Gobbet. A obra começou em fevereiro de 2007 e foi orçada em R$ 21 milhões.

O novo empreendimento - batizado inicialmente como Parque Educativo Cidade da Criança - vai propor atividades educativas e culturais, como uma extensão da escola. Serão seis estações temáticas (Ciência e Tecnologia, Artes, Circuito Amazônico, Redenção, Eldorado e Estação do Submarino). Além disso, haverá o resgate de algumas das antigas atrações disponíveis no parque, como o teleférico.

Desgastado pela ação do tempo, este e outros brinquedos, talvez ainda vivos na memória de ‘crianças' com idade entre 25 e 35 anos, serão restaurados pela Prefeitura.

No espaço Ciência, funcionará o planetário - o primeiro de São Bernardo - e outras atividades que demonstrarão na prática alguns fenômenos da Física. Na seção de Artes, haverá uma biblioteca e um ateliê. Ocupando o Circuito Amazônico, a réplica do Teatro Amazonas, ponto turístico de Manaus, foi recuperada e dividirá o espaço com um roteiro adaptado de arborismo e um rio artificial.

Tombada pelo patrimônio municipal, a minicidade, lotada no espaço Redenção, está sendo restaurada. No ambiente haverá Prefeitura e Câmara, que serão ocupadas por prefeito e vereadores-mirins, como no passado. Um Fórum e um espaço para a imprensa completam a miniaturização.

Na estação denominada Eldorado, além de um trem, estará o avião - antiga atração da Cidade da Criança. Fechando o complexo, na parte que leva o seu nome, o submarino está sendo revitalizado para receber novo cenário e mecânica.

A forma definitiva de funcionamento ainda não foi decidida. A idéia é que seja aberto de terça a sexta-feira, para atendimento gratuito dos alunos das redes municipal, estadual e particular e, aos finais de semana, seja aberto à comunidade. "O atendimento diário será de aproximadamente quatro mil alunos", disse Iara.

Quando do início das construções, em fevereiro do ano passado, a Prefeitura, informou que o novo parque estaria pronto em 18 meses . O prazo inicial expirou em agosto. (Supervisão de Samir Siviero)

Por André Vieira - Especial para o Diário / Foto: Edmilson Magalhães
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.