NOTÍCIA ANTERIOR
Após exame, médicos liberam Gianecchini para autotransplante
PRÓXIMA NOTÍCIA
Relembre 10 sucessos imortais de Elvis Presley
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/01/2012 | Cultura
Cidade da Criança é terra do RPG
Jogo interativo é opção de entretenimento para jovens e adultos todos os sábados deste mês

Você é um agente secreto. A missão é invadir uma base militar inimiga com apenas uma pistola, uma faca e um alicate, para conseguir os códigos que liberam um míssil de destruição em massa e retornar ao quartel-general. À noite é possível avistar quatro torres com atiradores fazendo ronda e holofotes à procura de intrusos. O que fazer?

Para descobrir, compareça às sessões de jogos de RPG na Gibiteca Municipal Eugenio Colonnese nos sábados de janeiro, das 13h às 17h, em que o mestre Adriano Sintate ensinará pessoas a partir de 12 anos a entenderem e a curtir a atividade inventada na década de 1970, nos Estados Unidos.

RPG é a sigla em inglês para Role Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis) em que, mediante algumas regras, personagens criados pelos participantes interagem com uma aventura desenvolvida por um narrador, chamado de mestre. Geralmente, os ambientes e situações criadas envolvem fantasia, ficção científica e horror.

Um dos primeiros jogos desenvolvidos foi o Dungeons & Dragons (Calabouços e Cavernas), da empresa TSR, que o lançou em formato de jogo de tabuleiro com dados. As aventuras transcendiam os limites físicos, pois, como ocorriam em um mundo imaginário, estimulavam a criatividade.

“Comecei a praticar RPG em 1997, quando a gibiteca ainda ficava na antiga Câmara de Cultura de São Bernardo”, disse Sintate, que frequenta o local há mais de uma década e acompanhou as duas realocações. A atividade permeou a adolescência e fase adulta do advogado de 29 anos.

RPG em SBC - “Elegemos o espaço como ponto de encontro para ler quadrinhos, mas acabamos nos interessando pelo jogo e compramos livros de regras com instruções”, lembrou Sintate, mestre em estruturar desafios, quebra-cabeças e charadas para que os participantes superem obstáculos. “É um exercício de criatividade e improvisação constante que contribui para a formação”, opinou o morador do Centro do município.

Durante os quatro sábados de janeiro, Sintate irá coordenar histórias e orientar novos praticantes. Atualmente, já há grupos formados que brincam Dungeons & Dragons (D&D), mas qualquer pessoa pode se juntar aos jogadores ou desenvolver outra aventura. “Não há limites, o cotidiano desaparece e a imaginação decola, além de proporcionar um círculo de amizades”, afirmou o mestre.

Guias definem as regras

Guias e livros de RPG são usados para estabelecer regras para o narrador de como o universo da aventura funciona. Basicamente, qualquer ambiente e época servem de pano de fundo para a história. Exatamente por tal razão, seres fictícios e mitológicos povoam a brincadeira. Confira os nomes dos jogos mais clássicos, depois de Dungeons & Dragons (D&D):
Vampiro: A Máscara
Lobisomem: O Apocalipse
Mago – A Ascensão

Serviço
Jogos de RPG

A Gibiteca Municipal Eugenio Colonnese fica na rua Tasman, 301, Jardim do Mar. A entrada é aberta ao público, mas a recomendação etária é a partir dos 12 anos. Há livros de regras no espaço e os interessados poderão prosseguir com o hobby por tempo indeterminado.
Mais informações: 4330-6998.

Por Caio Luiz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.