NOTÍCIA ANTERIOR
Entrega de uniformes contempla alunos da Escola Municipal Chico Mendes, no Jardim Flórida
PRÓXIMA NOTÍCIA
Azor Albuquerque assume a pasta da Mobilidade Urbana em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/04/2014 | Cidade
Cidadania capacita trabalhadores para atuarem com jovens
Cidadania capacita trabalhadores para atuarem com jovens O próximo treinamento para as equipes dos CRAS será no final deste mês sobre o tema LGBT. Foto: Gil Sobrinho
O próximo treinamento para as equipes dos CRAS será no final deste mês sobre o tema LGBT. Foto: Gil Sobrinho
A cada mês o curso é voltado a uma temática específica; neste mês foi a juventude.

Prosseguindo o processo de formação continuada dos trabalhadores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também dos Conselheiros de Direitos, a Secretaria de Cidadania e Ação Social realizou mais um treinamento nesta sexta-feira (28). A cada mês a ação é voltada a uma temática específica, sendo que em março o foco foi a juventude.

David Ramalho, diretor da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e Rômulo Eduardo, vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, foram os facilitadores do encontro. Conduzindo a atividade de uma forma descontraída foi possível a manifestação dos participantes em todos os momentos, criando um processo de interação e troca de experiências dos trabalhadores e facilitadores.

“É extremamente positivo a secretaria chamar pessoas que estão envolvidas com o jovem para conversar e debater com os trabalhadores, e encontrar a melhor forma de atuar junto a esse público. Isto é um avanço,” avaliou Rômulo.

Os dois facilitadores concordam que “estabelecer um diálogo com os jovens é difícil, tem de falar na mesma linguagem e da forma que eles aceitem ouvir,” avaliaram. “Por isto é tão importante que os trabalhadores que estão lá na ponta, atuando direto na comunidade, se preparem e saibam como fazer essa abordagem para conseguir ganhar esse jovem,” completa David.

O projeto de criação do Parque da Juventude no entorno do Paço Municipal foi classificado como uma ótima iniciativa do poder público, e que já abre espaço para a discussão da ampliação de políticas públicas na área. Uma delas seria a criação de um Centro de Referência da Juventude, com atuação transversal de várias secretarias dando suporte a este segmento. Também foi abordada a necessidade de uma coordenadoria específica para tratar das questões da juventude.

Houve consenso entre os participantes que mesmo atuando junto ao jovem é necessária a atenção especial para as famílias, principalmente no caso de adolescentes. O próximo treinamento para as equipes dos CRAS vai acontecer no final do mês de abril e estará voltado ao atendimento do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.