NOTÍCIA ANTERIOR
Dia Mundial sem Carro: quem vai aderir?
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metrô tem sinalização falha um mês após inauguração de nova estação
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2010 | Geral
Chuva de granizo foi cinco vezes maior, diz prefeitura de Guarulhos
A chuva de granizo que atingiu Guarulhos, na Grande São Paulo, na terça-feira (21), foi mais de cinco vezes maior do que o previsto. De acordo com a prefeitura, a previsão inicial era de 5 mm e choveu 27 mm. Até esta quarta-feira (22), não havia registro de vítimas.

A Defesa Civil da cidade mantém o estado de atenção devido à possibilidade de novos temporais nesta quarta. O órgão registrou 59 ocorrências, como destelhamentos de casas, alagamentos em vias, quedas de árvores e transbordamentos de córregos.

De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, os bairros mais afetados foram Vila Rosália, Jardim Tranquilidade, Gopoúva, Vale dos Machados, Picanço, Recreio São Jorge, Vila Augusta, Jardim Flor da Montanha, Santa Mena, Vila Endres, Parque Continental, Jardim Paulista, Vila Rio e Jardim Santa Maria.

Limpeza

A prefeitura deslocou equipes de limpeza para as áreas mais afetadas e diz que já iniciou um levantamento para calcular os prejuízos materiais nos prédios municipais. Nesta quarta-feira, foram retirados 40 caminhões de gelo das ruas da cidade.

Os trabalhos incluíram caminhões-pipa, que vão ajudar a derreter o gelo restante, pás para recolher entulho e varrição de galhos de árvores que caíram nas ruas. A Defesa Civil informou que as árvores foram muito prejudicadas por causa da tempestade de granizo.

Estragos

Policiais militares do 15º Batalhão receberam ao menos 300 solicitações referentes a interdições de via - seja por alagamentos, enchentes ou acidentes de trânsito com ocupação da rua - até o final da tarde de terça. Até a manhã desta quarta, a Defesa Civil fez um levantamento de 38 ocorrências relacionadas à chuva de granizo.

Não há registro de vítimas em estado grave. Duas escolas foram parcialmente destelhadas e as crianças foram retiradas das salas de aulas durante a tempestade. Os alunos não ficaram feridos e todos foram encaminhados para suas casas.

Causas

A forte circulação do ar e as correntes dentro das nuvens na tarde de terça foram responsáveis pela chuva de granizo que atingiu a cidade de Guarulhos. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as condições meteorológicas do dia já apontavam para uma chuva de granizo: nevoeiro na manhã, altas temperaturas no período da tarde e força na circulação dos ventos.

De acordo com meteorologistas, a mistura de calor e umidade é um combustível para grandes tempestades, chuvas de granizo, vendavais e relâmpagos. Em Guarulhos, por exemplo, a explicação para o granizo é a força com que as altas temperaturas da superfície atmosférica, em torno de 28ºC, entraram nas nuvens, que tinham uma temperatura muito baixa, de -70ºC. Por causa disso, a corrente ascendente foi muito violenta e foram formadas as pedras de gelo.

Por R7, com Agência Estado
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.