NOTÍCIA ANTERIOR
Cães comunitários sofrem envenenamento e são vítimas de maus-tratos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ferrari de R$ 322 mil pode ser comprada como ferro-velho em pátio de Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/09/2015 | Setecidades
Chuva causa alagamentos e deslizamentos no Grande ABC
Chuva causa alagamentos e deslizamentos no Grande ABC Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
A aguardada chuva que enche os mananciais chegou ontem ao Grande ABC, mas trouxe com ela pontos de alagamento e deslizamentos de terras. Há seis meses, desde o dia 1º de março, não havia registro de enchentes nas sete cidades. Com precipitação média de 60 milímetros em um único dia, o morador da região sofreu com os mesmos problemas enfrentados sempre que o céu fecha.

Em Santo André, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terra em dois pontos: um na Rua Pacamarã, no Recreio da Borda do Campo, e outro na Rua Rio Oiapoque, no Parque Miami, ambos sem vítimas. Segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a média de chuvas chegou à marca de 58 milímetros, com os maiores índices no Parque Andreense e Vila João Ramalho (86 milímetros).

No município houve pontos de alagamento na Avenida dos Estados, no sentido São Caetano, na altura da Rhodia e Walmart, e também na Avenida Lauro Gomes.

Em Rio Grande da Serra, também foi registrado deslizamento de terra, na Avenida Guilherme Pinto Monteiro, devido à realização de obra de asfaltamento da via, porém, não houve feridos.

Em Ribeirão Pires, a chuva provocou a queda de duas árvores, uma no bairro Quarta Divisão, na Rua Miro Atílio Peduzzi, e outra em Ouro Fino Paulista, na Estrada do Soma. O tráfego ficou interrompido durante cerca de 20 minutos.

Em São Bernardo, o Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar um morador de rua que estava dentro de piscinão no Ribeirão dos Meninos. No entanto, de acordo com a corporação, o homem estava bem e recusou o atendimento. Houve ainda alagamentos na Avenida Dr. Rudge Ramos e na Rua Jacquey, ambos no bairro Rudge Ramos.

Em São Caetano, foi registrado alagamentos em quatro pontos da Avenida Guido Aliberti: da Avenida Goiás até a Rua São Paulo; no entroncamento com a Almirante Delamare, na Capital; da Praça Mauá até a Estrada das Lágrimas; e da Rua Francisco Falzarano até a Afonsina (Santo André). Além da Guido Aliberti, a Avenida dos Estados estava interditada desde o Viaduto Tortorello até a Rua Aquidaban, já na Capital. O acumulado na cidade foi de 67 milímetros, quando o esperado para setembro é de 80 milímetros.

Segundo a Ecovias, que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), a pista central da Ancheita foi fechada por volta das 17h no sentido Litoral, do km 10 ao km 18, e Capital, do km 13 ao km 10, devido a alagamento do Ribeirão dos Couros.

Em Diadema e Mauá, não foram registrados pontos de alagamentos ou deslizamentos, segundo as defesas civis.

As regiões da Rua Jurubatuba, no Centro de São Bernardo, e bairro Jardim, em Santo André, ficaram sem energia elétrica no período da tarde. A AES Eletropaulo informou que ao menos 70 circuitos elétricos foram afetados em toda a Região Metropolitana.

Precipitação complica trânsito nas divisas entre os municípios

Daniel Macário

Quem precisou cruzar ontem as divisas dos municípios do Grande ABC não teve vida fácil. As chuvas em pontos isolados e o aumento atípico no número de veículos causaram congestionamento em diversas vias da região, principalmente pela manhã.

De acordo com o Departamento de Engenharia de Tráfego de Santo André, das 7h às 9h, a central de monitoramento apontou congestionamentos nas avenidas Dom Pedro II (sentido São Caetano), dos Estados (sentido São Paulo) e Pereira Barreto (sentido São Bernardo).

Em Mauá, houve congestionamento no cruzamento das avenidas João Ramalho com Presidente Artur da Costa e Silva por conta de um acidente que ocorreu por volta das 9h20, prejudicando a fluidez nas ruas adjacentes. Devido à chuva, houve aumento de 20% dos veículos na cidade.

Já em Diadema foi registrado excesso de veículos das 6h às 8h.

Por Yago Delbuoni - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6195 dias no ar.