NOTÍCIA ANTERIOR
Brasil abre mão de cargo na ONU para evitar disputa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Damo afirma que encerra carreira política
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/03/2008 | Política
Chiquinho será o candidato em Mauá
O prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), não disputará a reeleição ao Paço. Ele decidiu que o candidato governista será o superintendente do Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB).

O anúncio deve ocorrer hoje, após reunião com o secretariado, marcada para as 10h, no gabinete do prefeito. Entre os motivos que Damo deve alegar estão a idade avançada (completa 76 anos em agosto) e pesquisas que apontam o socialista na frente do prefeito.

A decisão de Damo, favorável a Chiquinho, já vinha ganhando força nos corredores da Prefeitura, mas oficialmente ninguém falava sobre o assunto.

Dessa forma, Chiquinho – que é o principal articulador político de Damo – vence a batalha interna travada há meses com o prefeito.

A demora na definição do pré-candidato governista à Prefeitura vinha causando desgaste entre os aliados. Na semana passada, o líder do governo na Câmara, Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB), anunciou o rompimento com Chiquinho. Na justificativa do vereador estavam o ‘excesso de poder do socialista’ – segundo Simão – e o tempo que se levou para a oficialização da candidatura do governo.

Mesmo após o anúncio, dois assuntos ainda devem ser discutidos por Damo e Chiquinho: a escolha do pré-candidato a vice-prefeito e a declaração oficial de apoio ao socialista da deputada estadual – e filha do prefeito – Vanessa Damo (PV).

A parlamentar, que sempre deixou claro que não pertence ao grupo político de Chiquinho e que não tem compromisso com ele, já declarou que seria o plano B do PV caso Damo desistisse.

A entrada de Chiquinho no governo de Mauá – em outubro de 2006 – representou um divisor de águas para a administração municipal, já que ele trouxe parte dos vereadores que engrossavam a oposição. Atualmente Chiquinho tem o controle de pelo menos cinco secretarias municipais.

Terceiro candidato - Com o nome de Chiquinho, definem-se os principais candidatos à Prefeitura: pelo PT, o escolhido é o ex-prefeito Oswaldo Dias, e pelo PSDB, o vereador Diniz Lopes.

Damo vinha relutando em pensar na possibilidade de não tentar mais um mandato. No ano passado, ele chegou a dizer que só deixaria de ser candidato “se morresse”.

O prefeito assumiu o comando do Paço em 6 de dezembro de 2005, após um ano de batalha judicial com o petista Márcio Chaves. No período, a Prefeitura foi comandada interinamente por Diniz Lopes.

Antes do atual mandato, Damo comandou a Prefeitura de Mauá entre 1983 e 1988. Procurados ontem, Chiquinho e Damo não foram localizados para comentar o assunto.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Foto: www.maua.sp.gov.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.