NOTÍCIA ANTERIOR
Líder da CUT-SP na era Lula, Edílson se aposenta da política
PRÓXIMA NOTÍCIA
Médicos e enfermeiros do Nardini são treinados para atendimentos de urgência
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2016 | Cidade
Chiquinho do Zaíra prepara candidatura pela oposição à Casa
Chiquinho do Zaíra prepara candidatura pela oposição à Casa Foto: maua2012.blogspot.com
Foto: maua2012.blogspot.com
Conhecido pelo poder de articulação nos bastidores da política de Mauá, o vereador reeleito Chiquinho do Zaíra (PTdoB) articula candidatura oposicionista para a presidência do Legislativo.

Hoje o favorito é Admir Jacomussi (PRP), pai do prefeito eleito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB). Porém, Chiquinho tem conversado com forças dentro do bloco governista para obter votos necessários e desbancar Admir.

Nas contas do vereador há seis votos: além do dele, há os dos correligionários Osvanir Carlos Stella, o Ivan, e Adelto Cachorrão, além de Marcelo Oliveira (PT), Wilson Melão (PPS) e Ricardinho da Enfermagem (PTB). Essa foi a bancada eleita na coalizão que defendia a reeleição do prefeito Donisete Braga (PT).

O Diário apurou junto a parlamentares da futura base governista de Atila que Chiquinho sondou sobre apoio à sua candidatura. Além de propor vagas na mesa diretora, o vereador do PTdoB faz questão de exaltar sua amizade com Wagner Damo, conhecido empresário da cidade.

Dentro da cúpula governista há quem oriente Atila a buscar acordo com Chiquinho. Essa corrente lembra das dificuldades que o político imprimiu ao governo de Leonel Damo (PMDB, entre 2005 e 2008), que só viu pautas destravarem na Câmara quando conduziu o vereador ao secretariado.

Chiquinho também conseguiu criar barreiras no Legislativo a Donisete. Eleito na chapa derrotada de Irmão Ozelito (hoje SD, antes PTB) em 2012, Chiquinho montou bloco forte na Câmara.

Atila, entretanto, ainda não se mostra disposto a dialogar com Chiquinho. Pessoas próximas do prefeito eleito dizem que há ranço do passado entre Chiquinho e Admir Jacomussi.

O Diário não localizou Chiquinho para comentar as articulações pela oposição. Atila acredita ter a fidelidade de 17 parlamentares, entre os eleitos em sua coalizão e os que desembarcaram em sua campanha do segundo turno, entre eles os ex-aliados de Donisete Severino do MSTU (Pros), Cincinato Freire (PDT) e Gil Miranda (PRB).

Por Raphael Rocha - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.