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DATA DA PUBLICAÇÃO 19/03/2011 | Veículos
Chip avisa se pneu de caminhão está 'careca' ou precisa de manutenção
Chega ao Brasil ainda no primeiro semestre um pneu para caminhões que vem de fábrica com chip de identificação por rádio frequência (RFID), tecnologia que permite o monitoramento das condições técnicas do equipamento.

Trazido pela Goodyear, trata-se de uma evolução do modelo anterior no qual o chip era vendido separado do pneu. O custo de instalação do produto é minimizado e o cliente ganha tempo em sua operação de manutenção.

O chip é responsável por armazenar as informações de posição no veículo, quilometragem, pressão de ar e profundidade de sulco, que são monitorados por um sistema de gerenciamento de frotas, o Tire IQ. Entretanto, o dispositivo ainda não conta com sensores que o alimentam com os dados de telemetria. Essa checagem é feita manualmente e armazenada no chip que, então passa para o sistema. O pneu com esse recurso estará disponível primeiramente no modelo 295/80R22.5 G658 a partir do segundo semestre de 2011.

Desenvolvido em plataforma web, o sistema RS Web oferece como principal benefício o armazenamento dos dados dos pneus da frota, transmitidos eletronicamente a partir do Tire IQ ou por controle manual.

O sistema pode ser acessado de qualquer computador com conexão à internet e receber upgrades e novas funcionalidades, disponibilizadas a todos os usuários em tempo real. Suas funções são controlar e gerar relatórios de todas as atividades de movimentação e manutenção realizadas nos pneus e veículos da empresa, diretamente relacionadas com o desempenho da vida total deles.

Outros lançamentos e recursos apresentados no evento Goodyear Innovation Experience 2011 ocorrido em Americana, SP, na primeira semana de março, foram as tecnologias Aquamax, FuelMax e RunOnFlat.

Aquamax
Como o nome sugere, essa tecnologia permite maior controle do carro em condições de pista molhada, inclusive lâmina d´água. Os pneus conseguem manter o carro firme e sob controle do motorista mesmo em curvas rápidas e fechadas.

Um dos grandes destaques é o desenho de banda de rodagem assimétrico, que é feita de um composto especial de borracha. Esse design ajuda a otimizar o contato com o piso, drenando um maior volume de água. Outra vantagem gerada por este formato é o desgaste uniforme dos pneus, possibilitando maior durabilidade. O modelo Eagle Excellence AquaMax está disponível nos revendedores autorizados da empresa ou ainda em seu website.

Fuelmax
O diferencial dessa tecnologia é a redução no coeficiente de resistência do rolamento do pneu, que gera menor consumo de combustível e, como consequência, diminui a emissão de CO2 dos veículos na atmosfera.

Pneus com Fuelmax têm um composto especial na banda de rodagem, exclusivo do fabricante, que diminui sua resistência ao rolamento. Isso influencia diretamente no desempenho, com significativa economia de combustível em sua vida útil.

Modelos com a nova tecnologia FuelMax, para aplicação em automóveis, caminhões e ônibus, estarão disponíveis nas revendas oficiais da Goodyear e centros automotivos autorizados a partir de março de 2011.

RunOnFlat
Essa tecnologia foi lançada em 2008, mas reforçada no evento de inovação de 2011. Pneus com o RunOnFlat podem rodar pelo menos 80 km a 80 km/h e até dispensam o estepe. Mesmo com a perda total da pressão do ar, o pneu Run On Flat permite ao motorista conduzir seu veículo até um local seguro para providenciar a troca.

Entre os benefícios dos pneus desenvolvidos com essa tecnologia estão maior segurança e controle do veículo, já que o condutor pode escolher o melhor local para parar e providenciar o reparo do pneu. Outro é o aumento da capacidade de carga do veículo, já que não é necessário levar um estepe.

Por Gabriel dos Anjos - G1, em São Paulo
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