NOTÍCIA ANTERIOR
China acaba com a política do filho único e permitirá 2 crianças por casal
PRÓXIMA NOTÍCIA
EUA não veem evidências terroristas em queda de avião russo no Egito
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/10/2015 | Internacional
China vai deixar províncias decidirem sobre nova política de dois filhos
 China vai deixar províncias decidirem sobre nova política de dois filhos Política foi usada para controle violento de natalidade em diversas regiões do país e abandono de meninas (Foto: AFP Photo/Files/Frederic J. Brown)
Política foi usada para controle violento de natalidade em diversas regiões do país e abandono de meninas (Foto: AFP Photo/Files/Frederic J. Brown)
Cerca de 90 milhões de famílias podem ser qualificadas para a mudança.

Detalhes da implementação serão decididos localmente.

Uma autoridade de planejamento familiar da China disse nesta sexta-feira (30) que o governo central vai deixar as províncias decidirem sobre os detalhes da implementação da nova política que permite aos casais ter dois filhos.

Cerca de 90 milhões de famílias podem ser qualificadas para a nova política de dois filhos, que ajudaria a aumentar a população a um número estimado em 1,45 bilhão até 2030, informou a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar em nota. A China, nação mais populosa do mundo, tinha 1,37 bilhão de pessoas no fim do ano passado.

A nova política, anunciada na quinta-feira pelo Partido Comunista, representa um relaxamento na longa e controversa "política do filho único". Pequim espera que a ação regule a idade da população, que está cada vez mais velha.

A China implementou por décadas a política de filho único, que levou a abortos forçados e infanticídios pelo país. Recentemente, no entanto, a política foi relaxada, e alguns casais já estavam autorizados a ter um segundo filho. Outros recebem a permissão somente se pagarem uma multa.

Apesar do relaxamento da política na quinta-feira, o governo irá continuar envolvido. Famílias que desejam ter um segundo filho ainda irão precisar de aprovação, embora eventualmente a comissão irá transferir as aprovações para um sistema de registros, informou o vice-diretor Wang Peian na nota.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.