NOTÍCIA ANTERIOR
Incêndios provocam 40 mortes na Rússia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Justiça autoriza casamento gay na Califórnia
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2010 | Internacional
China tem 1.700 mortos e desaparecidos por chuvas
As fortes chuvas que caem na China desde o início da estação de monções, em junho, causaram até agora 1.072 mortes e deixaram 619 desaparecidos, informou nesta quarta-feira (4) o Centro de Controle de Inundações e Secas do governo. A maioria das pessoas foi vítima de inundações, deslizamentos de terra e outros acidentes.

Em todo o país, 140 milhões de pessoas foram afetadas pela chuva em 28 das 30 Províncias e regiões chinesas. As perdas econômicas diretas são estimadas e mais de R$ 54 bilhões (US$ 31 bilhões), segundo informou à agência oficial Xinhua o subdiretor do centro, Shu Qingpeng.

A força da água destruiu mais de 1,1 milhão de casas e danificou 9,7 milhões de hectares de plantações, enquanto os principais rios do país, como o Yang Tsé, o Amarelo e o Songhua, estão a ponto de transbordar. As inundações afetam mais de 160 cidades.

Shu também explicou que oito represas de pequeno porte foram destruídas e que outras mil correm riscos semelhantes. O temporal afeta inclusive Províncias do norte do país, como Liaoning e Jilin, próximas às fronteiras com Rússia e Coreia do Norte, onde houve um recorde histórico de chuvas, que estão afetando os rios Yalu e Tumen.

O Yalu recebeu 256,5 milímetros de chuvas nas duas últimas semanas, enquanto o Tumen registrou 147 milímetros, o que representa 213% e 230% a mais, respectivamente, em comparação com as médias anuais, segundo a estação meteorológica local.

Em Jilin, 74 pessoas morreram e 71 desapareceram nos últimos dois meses, segundo o departamento de Assuntos Civis local. Desde junho, as chuvas torrenciais afetaram quase 4,6 milhões de pessoas na Província e forçaram a evacuação de mais de 784 mil.

Além disso, a água destruiu 64 mil imóveis, danificou outros 265 mil e acabou com as colheitas de 1,25 milhão de hectares.

As previsões meteorológicas indicam que as chuvas torrenciais continuarão nos próximos dias em Jilin, Liaoning e Heilongjiang, assim como nas Províncias orientais de Gansu e Sichuan.

Ao mesmo tempo, algumas Províncias do leste sofrem sua pior sequência de calor e seca, com quase 40 °C em Xangai e cerca de 43 ºC em Jiangxi, segundo a Xinhua.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.