NOTÍCIA ANTERIOR
Sint Maarten: um pouco europeia, muito caribenha
PRÓXIMA NOTÍCIA
Biscoito é tema de festa no Sul de Minas
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/06/2009 | Turismo
Chicago celebra sua arquitetura em 2009
No ano em que seu morador mais ilustre, Barack Obama, mudou-se para Washington, Chicago prepara vários eventos para marcar o centenário do plano Burnham. Além de dar à cidade seu formato atual, o plano de 1909 entrou para a história do urbanismo ao fazer uma proposta inovadora à época.

Eventos em um pavilhão da cultuada arquiteta iraquiana Zaha Hadid no Millennium Park (ao estilo da Serpentine Gallery, de Londres) e outro do escritório holandês UNStudio, próximo ao lago Michigan, discutem o futuro arquitetônico da cidade, até 31 de outubro.

Na exposição "Chicago Model City", até 20 de novembro, uma grande maquete oferece possíveis soluções urbanísticas, numa espécie de releitura do plano Burnham.

Concorrente do Rio na disputa para ser sede da Olimpíada de 2016, Chicago é uma das cidades mais efervescentes dos Estados Unidos. Em 1893, sediou a World's Columbia Exposition, uma feira de novidades nos mais diversos campos que ajudou a moldar a imagem moderna dos EUA à época.

A cidade foi pioneira na construção de arranha-céus e difundiu um estilo arquitetônico chamado Escola de Chicago.

Em 1909, o arquiteto responsável pela feira, Daniel Burnham (1846-1912), fez um ousado plano urbanístico, que devolveu à cidade seu píer, junto ao lago Michigan. Outra premissa de Burnham era a de que todo cidadão deveria ter à sua disposição um parque, a uma caminhada de distância.

Embora nem tudo tenha saído do papel, Chicago é hoje cheia de parques, prédios minuciosamente projetados e obras públicas de arte, como a escultura "Cloud Gate", do artista indiano Anish Kapoor, no Millennium Park.

Boa parte da transformação urbanística vivida por Chicago consta da videoinstalação do artista londrino Thomas Gray, no pavilhão de linhas futuristas projetado por Zaha Hadid. Na avenida Michigan, os transeuntes podem interagir com a estrutura de aço do UNStudio, cuja iluminação muda em função da frequência de visitantes.

Na mostra "Chicago Model City", além da maquete, o futuro da cidade é discutido a partir de cinco eixos, que incluem beleza e sustentabilidade. As comemorações são uma ótima desculpa para conhecer uma das mais liberais e bonitas cidades americanas. Mesmo sem a tal desculpa, visitar Chicago é sempre uma ótima pedida.

"CHICAGO MODEL CITY"
Avenida South Michigan, 224; tel.: 00/xx/1/312-922-3432. www.architecture.org

Por Maurício Moraes - Colaboração para a Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.