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DATA DA PUBLICAÇÃO 03/12/2015 | Veículos
Chevrolet Cobalt reestilizado custará a partir de R$ 52.690
Linha 2016 tem estreia da segunda geração do sistema de entretenimento.

Versão Elite passa a ser a topo de linha, por R$ 67.990.


A Chevrolet apresentou nesta quinta-feira (3) os detalhes da linha 2016 do sedã Cobalt, que chegará às concessionárias a partir de R$ 52.690 - um aumento de quase R$ 8 mil com relação a versão mais básica disponível até então.

VEJA PREÇOS E VERSÕES:
1.4 LT Manual - R$ 52.690
- Itens de série: ar-condicionado, trio elétrico, chave canivete, rodas de aço de 15 polegadas, alarme, ajuste da coluna de direção.

1.4 LTZ Manual - R$ 57.590
- Itens de série: acrescenta à lista da LT os faróis de neblina, sensor de estacionamento, computador de bordo, rodas de alumínio (15 polegadas), maçanetas internas cromadas, volante multifuncional, painel "black piano", revestimento em tecido "premium", controle de cruzeiro, sistema multimídia MyLink.

1.8 LTZ Manual - R$ 59.990
- Itens de série: acrescenta à lista da 1.4 LTZ friso cromado na parte superior das portas e volante com revestimento "premium"

1.8 LTZ Automático - R$ 65.990
- Itens de série: acrescenta à lista da 1.8 LTZ transmissão automática de 6 velocidades e sistema OnStar

1.8 Elite - R$ 67.990 (veja fotos)
- Itens de série: acrescenta à lista da 1.8 LTZ Aut. câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, rodas com design exclusivo (15 polegadas) e revestimento "premium" nos bancos.
Chevrolet Cobalt 2016 (Foto: Divulgação)Chevrolet Cobalt 2016 (Foto: Divulgação)

Mais
Há uma versão inédita, Elite, que passa a ser a topo de linha. Ela tem "revestimento premium" nos bancos, sensores de chuva, acionamento automático dos faróis, além de câmera de ré e o exclusivo do OnStar, que funciona como um assistente pessoal.

Na mecânica, estão mantidos os motores 1.4 (102 cavalos, para as versões de entrada LT e para a intermediária LTZ, com câmbio manual de 5 marchas) e 1.8 (108 cv) que conta com câmbio automático de 6 velocidades (para LTZ e Elite).

Embora as versões 1.4 ainda sejam voltadas para empresas e frotas, o Cobalt perdeu a versão mais básica LS, que custava R$ 44.990. Na linha 2016, ele começa com a sigla LT, que tinha preço sugerido de R$ 47.890 - quase R$ 5 mil mais barato que o modelo novo mais em conta. O topo de linha da versão anterior era o Graphite, por R$ 61.190.
Chevrolet Cobalt 2016 (Foto: Divulgação)Chevrolet Cobalt 2016 (Foto: Divulgação)

Mudanças
O modelo lançado em 2011 passou pela primeira reestilização e "herdou" elementos do Malibu, lançado nos Estados. As mudanças visuais estão em sintonia com a nova linguagem global de design da Chevrolet.

Além disso, o Cobalt estreia a segunda geração do sistema de entretenimento MyLink, que permite maior interação com smartphones Android e Apple.

O multimídia permite maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, com informações de trânsito.

O objetivo é tentar recuperar a liderança perdida no segmento de sedãs compactos, que agora tem o Honda Citiy como líder, com 23 mil unidades até novembro, contra 20 mil do Cobalt. No mesmo período de 2014, o modelo da Chevrolet tinha a "coroa" com o dobro de unidades.

Visual
Toda a parte frontal e a traseira do sedã foram renovadas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio, que são diferentes para cada versão.

Os faróis do Cobalt estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna. Eles agora têm projetores de dupla parábola, para aumentar a capacidade de iluminação.

O para-choque recebeu vincos e novas molduras para os faróis de neblina. As lanternas - antes de traços retos - adotaram linhas curvilíneas e invadem o bagageiro. A tampa do porta-mapas também foi redesenhada e há um aerofólio na parte superior.

O para-choque traseiro deixa a saída do escape praticamente escondida. Há duas cores novas: bege, cinza e marrom, a cor de lançamento.

Na cabine, os painéis das portas foram redesenhados, e o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos mudou. Os comandos do ar passam a se concentrar no trio de botões giratórios. Não há mudança nas medidas nem na capacidade do porta-malas.

Equipamentos
De série há ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

A LTZ inclui faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro, sistema multimídia MyLink e OnStar, além de rodas de alumínio.

Nas versões LTZ e Elite, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 1 ano.

Por Luciana de Oliveira - G1, no Rio
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