NOTÍCIA ANTERIOR
Ducati abre primeira loja no Brasil e moto ''de entrada'' parte de R$ 37.900
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ford inicia a produção de caminhões extrapesados
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2013 | Veículos
Chery lança o novo Tiggo no Brasil por R$ 51.990
G1 ‘conheceu’ o carro na China e pôde avaliar a evolução do modelo.

Motor 2.0 e câmbio manual de cinco marchas continuam os mesmos.


A Chery lança no Brasil a nova geração do utilitário esportivo Tiggo, modelo que marcou a chegada da marca chinesa ao mercado nacional em 2009. O modelo sofreu diversas alterações que o deixaram visualmente mais moderno e com conforto melhor ao dirigir, a começar pela posição do volante — antes ele ficava mais elevado, ao estilo da Kombi e, agora, tem a confortável centralização “tradicional”. Importado do Uruguai, o Novo Tiggo começa a ser vendido por aqui com preço sugerido de R$ 51.990.

O que a Chery se refere a uma nova geração significa mais um facelift do que grandes alterações estruturais. O conjunto mecânico é o mesmo, ou seja, o fôlego para ladeiras e retomadas continua o mesmo, exigindo redução de marchas. O SUV é equipado com motor 2.0 16V ACTECO a gasolina, com transmissão manual de cinco velocidades — uma opção com câmbio automático só chega em setembro ao Brasil.

Com tração 4x2 dianteira, ele tem 138 cavalos de potência a 5.750 rpm e torque de 18,2 kgfm a 4.300 rpm. O Novo Tiggo acelera de 0 a 100 km/h em 15 segundos e, segundo a Chery, atinge 170 km/h.

Por outro lado, o câmbio mantém a confortável característica de engates justos e precisos. A boa visibilidade que o carro oferece também permanece como um dos principais destaques do carro. O modelo tem 4,39 m de comprimento e 2,51 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 435 litros.

Tiggo dos chineses
O G1 pôde avaliar em Xangai o modelo vendido para o mercado chinês. Embora muitos itens sejam alterados para o Brasil, como suspensão e detalhes de acabamento, de forma geral, foi possível notar as melhorias do carro.

Porém, na China, esta fase renovada já circula há um tempo. A "real" nova geração, o "Tiggo 5", será lançada ainda este ano, mas só deve chegar ao mercado brasileiro em 2015. De acordo com a Chery, a defasagem é justificada por "dificuldades burocráticas para a homologação".

Acabamento
Embora o modelo “uruguaio” mude bastante internamente em relação ao chinês, a evolução no acabamento é nítida nos dois casos. Na dianteira, o capô ficou mais curto e o para-choque foi ampliado, fundindo-se à carroceria e contornando o conjunto ótico. Os novos faróis alongados trazem luzes diurnas de LED. As rodas são de liga leve de 16 polegada com sete raios.

A grade frontal ficou mais estreita, com detalhe prata ao redor do logo Chery, e a entrada de ar está mais ampla. As luzes auxiliares agora são arredondadas, também com molduras escuras, e as portas passaram a contar com frisos de proteção na cor do carro em toda sua extensão. A traseira traz lanternas com lente do tipo cristal e iluminação por LEDs. A capa do estepe ganhou uma parte preta e a inscrição “Chery”, e o brake light nas extremidades do para-choque em formato retangular.

Internamente, o acabamento evoluiu bastante, deixando nítida a escolha de materiais com melhor qualidade, ainda que simples: não há as grotescas rebarbas de antigamente. Na geração anterior, este era o principal ponto fraco do carro. Agora, o interior traz novo painel, console central, volante, manopla de câmbio, bancos e revestimento.

Entre as tecnologias de conforto estão curioso display com bússola, altitude e pressão atmosférica no espelho retrovisor, sensor de ré com display de distância e controle de áudio no volante.

Como itens de série, o SUV traz ar-condicionado, acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores, CD player com entrada USB e freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).

Números do Tiggo
De acordo com a Chery, desde o lançamento, o seu SUV teve cerca de 10 mil unidades comercializadas no Brasil, o que representa 22% das vendas da montadora no país.

“Para a Chery, o Brasil é um mercado prioritário e faz parte do nosso plano de expansão e investimentos trazer os últimos lançamentos do mundo para o mercado nacional. O Tiggo foi o primeiro carro da Chery no país e dar continuidade à linha, trazendo a segunda geração, mostra que a montadora veio realmente para ficar”, afirma Luis Curi, CEO e vice-presidente da Chery Brasil, em discurso oficial de lançamento.

Com cinco anos de garantia e revisões com preço fixo, a Chery acredita vender até o final deste ano 3.500 unidades do modelo no mercado brasileiro.

Por Priscila Dal Poggetto - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.