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DATA DA PUBLICAÇÃO 18/08/2013 | Economia
Chegou o nail bar, onde a happy hour se junta à estética
Chegou o nail bar, onde a happy hour se junta à estética Cliente faz a unha ao mesmo tempo em que aprecia um drink oferecido pela casa. Foto: Edmilson Magalhães
Cliente faz a unha ao mesmo tempo em que aprecia um drink oferecido pela casa. Foto: Edmilson Magalhães
Franquia que reúne bar e manicure inaugura primeira unidade da marca em São Bernardo

Um novo conceito em manicure chegou na Região: o “nail bar”, que oferece serviço de bar e manicure ao mesmo tempo. A ideia é que as mulheres possam ter um momento de descontração e relaxamento, tomar um drink com as amigas e ainda aproveitar para cuidar da beleza.

As casas de “nail bar” colocam à disposição das clientes prateleiras com diversos esmaltes de variados tons e marcas nacionais e internacionais. Enquanto as unhas são feitas, as mulheres podem pedir as bebidas, como sucos, cervejas e espumantes.

De acordo com o consultor de negócios do Sebrae, Leandro Reale Perez, o setor de esmalterias é uma nova tendência de mercado que quebra o padrão dos salões tradicionais por oferecer o que as mulheres mais procuram diariamente. “O grande diferencial desse setor é a especificidade em manicure. As mulheres têm costume de fazer as unhas toda semana, a maior rotatividade dos salões de beleza é focado nas unhas”.

Perez explica que deve haver uma expansão razoável desse mercado e que estes espaços precisam apenas de uma boa política de remuneração, um ponto de venda estratégico e qualidade no atendimento.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, mostram que o segmento de beleza espera vender R$ 53 bilhões em 2013, 10% a mais que no ano passado. A cifra coloca o Brasil no terceiro lugar mundial no consumo desses produtos.

Franquia

A Esmalteria Nacional, primeira rede de franquias de “nail bar” no País, inaugurou na noite desta sexta-feira (16/08) uma unidade em São Bernardo. O primeiro espaço da marca foi lançado em dezembro de 2012, no Bairro Pinheiros, Capital. Hoje, a esmalteria conta com 35 unidades instaladas dentro de um processo de expansão que totalizarão 108 pontos até fevereiro de 2014 em todo Estado. No final do mês, a Região ganha outra loja da marca, em São Caetano.

O diretor da rede, Gustavo Andare, destacou que a marca oferece uma média de 600 a 800 tipos de esmaltes, com valores dos serviços que vão desde R$ 9,00 até R$ 29,00. “O preço varia muito, pois vendemos marcas nacionais, importadas e o cliente pode optar por fazer apenas manicure ou também pedicure”.

Andare afirma que a franquia é uma forma mais prática e segura de crescer e se expandir no País. “Além disso, esses ambientes que reúnem manicure e bar são frequentemente reservados para eventos como chá de cozinha, chá de bebê, happy hours, despedida de solteiro, aniversários, entre outros”. Os clientes podem pedir desde um suco até as cervejas e espumantes. Os valores variam de R$ 7,00 a R$ 70,00.

Para abrir uma franquia da rede, o investimento inicial fica em torno de R$ 40 mil. De acordo com Andare, a média de faturamento mensal é de R$ 10 mil e o prazo de retorno varia de seis a 12 meses. “A esmalteria tem uma grande quantidade e diversidade de produto, além da técnica da “nail art”, que são as unhas desenhadas”.

A franqueada da unidade de São Bernardo, Cláudia Brandão, conta que sempre quis abrir um negócio próprio, mas faltava coragem. Ao perceber que o setor de beleza está em alta, resolveu investir no empreendimento. “A mulher assumiu um papel no mercado e não tem muito tempo para gastar com ela mesma. Nosso objetivo é fazer ela tomar um drink com as amigas, relaxar, e aproveitar para cuidar da beleza, tudo ao mesmo tempo”.

O espaço ainda oferece podologia (tratamento de pé). A loja está na rua José Versolato, nº 111, sala 3.401, em um novo centro empresarial.

Nova de Novo agrega serviços para atrair cliente

Outro modelo de negócio semelhante na Região é a loja Nova de Novo, em São Caetano. A unidade também foi inaugurada em dezembro de 2012 e atende uma média de 160 pessoas por mês, com 1.300 tipos de esmaltes disponíveis.

O local realiza, além do serviço de manicure, design de sobrancelha, maquiagem, depilação, estética corporal, hidratação de cabelo, escova, penteado e retoque da raiz. A proprietária da esmalteria, Jessica Juliani, disse que o faturamento mensal é de aproximadamente R$ 30 mil.

“Oferecemos o drink como cortesia. Não comercializamos as bebidas para não perder o foco das unhas. Gostamos de destacar que o espaço não é um bar, é um bar de unhas”.

Sem barulho

As amigas Arlete Paris e Ivete Santos, ambas aposentadas, frequentam o espaço desde a inauguração e destacam a tranquilidade e conforto como principais diferenciais. “Aqui não tem aquele barulho todo dos salões de beleza. O ambiente é sempre muito tranquilo”.

O salão fica na Rua Piauí, 985, Bairro Santa Paula.

Por Paola Cruvinel - ABCD Maior
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