NOTÍCIA ANTERIOR
Viagens nacionais têm aumento médio de 20%, diz Embratur
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cananéia ao sul
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/01/2009 | Turismo
Charme e história
O Sítio do Pica Pau Amarelo, o original, ainda existe! Fica em Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba. O município, a 130 quilômetros de São Paulo, com apenas 3.789 habitantes, jeito tranquilo, clima agradável, encravado em um grotão (brecha grande e funda entre montanhas) na Serra da Mantiqueira, preserva esse espaço aconchegante e de muitas histórias.

O acesso é pela Estrada Municipal Nelson Gomes, via asfaltada e com bastante sombra. Ao longo do caminho, ouve-se o barulho das belas quedas d''água, corredeiras e riachos de águas límpidas que brotam das grotas nas matas que acompanham a pista e desembocam no Rio Buquira (na língua tupi, Ribeirão dos Pássaros), afluente do Paraíba.

Há verde por todos os lados e as copas das árvores, em muitos pontos, se fecham sobre a via formando uma espécie de teto verde. Depois, é só seguir pela Estrada do Livro, estradinha de terra que liga Monteiro Lobato a Caçapava. Dezessete quilômetros separam o Centro da cidade do local.

Ao chegar ao sítio, um enorme casarão, construído em 1870 por Visconde de Tremembé, avô de Monteiro Lobato, chama atenção. São 19 cômodos, dos quais nove quartos. As janelas e portas, de madeiras Jussara e Canela, oferecem visual impressionante do verde das montanhas apontando seus picos para o céu. No chão, de Perobinha Rosa, o desenho do assoalho é diferente de um cômodo para outro.

O teto, de pau-a-pique, é bem alto, cerca de cinco metros. Segundo Rosa Aparecida de Almeida, administradora atual do local, a altura, na época da construção, significava o poder econômico do dono do imóvel. Quanto mais alto o pé-direito, maior era a riqueza do proprietário.

Cômodos - Dos nove quartos, um desperta mais interesse: Alcova. É um aposento sem janelas, no fundo do dormitório principal, onde a filha dormia, assim não poderia dar as escapadinhas sem antes passar (e ser descoberta) pelo quarto dos pais.

Em outro, uma cama catre, rústica, feita de tábua e com apenas alguns panos como forração, servia de aposento para as mucamas, escravas negras moças e de estimação que eram escolhidas para auxiliar nos serviços domésticos.

Na biblioteca da casa, obras de Monteiro Lobato, como Urupês, O Saci e O Jeca Tatu, encantam. Da janela é possível avistar algumas das serras que fazem parte da Mantiqueira.

No casarão tudo é muito amplo e fresco. São cerca de 60 portas e janelas. Ainda há muitos móveis da época, como um barril, que servia de desnatadeira e era usado para separar o leite da nata e, assim, fabricar a manteiga. Do lado externo, em frente à cozinha, onde antes existiam vários cômodos, há uma piscina natural, com águas captadas na cachoeira que fica na parte de trás do sítio, já quase dentro da mata que faz fundos com o enorme quintal da propriedade.

Início da série infantil

Foi no casarão que Monteiro Lobato deu início à sua obra infantil, quando revelou a um amigo, Godofredo Rangel - escritor e tradutor mineiro -, que estava pensando em escrever para crianças livros tão bons que elas poderiam ‘morar'' dentro deles.

Foi o seu lugar de criação, onde se inspirou para elaborar a série infantil de maior sucesso da história da TV brasileira: o Sítio do Pica Pau Amarelo. A fantasia era o ingrediente mais importante das aventuras. Tinha riqueza de detalhes. As crianças acreditavam em lendas, fadas e bruxas. Era difícil não encantar o público infantil e até os adultos com os fantásticos acontecimentos dos personagens de Lobato.

Nesse sítio, o fictício, onde ‘boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente'' e ‘o sol nascente é tão belo'', aconteciam as coisas mais incríveis. Até petróleo encontraram. Furaram um poço com uma produção de 500 barris por dia. Com isso, de uma hora para outra Dona Benta, que era pobre, virou rica.

No outro sítio, o que serviu de inspiração, é possível passar o dia, com direito a café da manhã, almoço e lanche da tarde, por módicos R$ 30 por pessoa.

Ainda há o artesanato, doces feitos em panelas da época e com frutas do próprio sítio, lago para pesca e campo de futebol, além da piscina com águas da cachoeira.

Também é possível programar visitas e participar do Banquete Poético (um dia de leitura de contos de Monteiro Lobato escritos no casarão, regado à comilança); Terapia em Grupo (terapeutas montam os grupos e dão atendimento com florais e reiki); Terceira Trilha (trilha mais moderada para grupos de terceira idade), e Eventos Culturais como música, dança, cursos, artesanato etc).

Informações
Tel.:
(0xx12) 9711-3748
E-mail: marialucia.picapauamarelo@gmail.com
Site: www.overdadeirositiodopicapau.com.br
Endereço: Estrada do Livro, km 8.000, Monteiro Lobato

Por Francisco Lacerda - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.