NOTÍCIA ANTERIOR
Vândalo tinge de vermelho a água da Fontana di Trevi
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pais de Maddie abrem linha telefônica 24 horas
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2007 | Internacional
Chamas levam à evacuação de 300 mil pessoas nos EUA
Os incêndios que devastavam nesta segunda-feira o sul da Califórnia (EUA), onde vigora o estado de emergência, já deixaram um morto, dezenas de feridos, cerca de 300 mil deslocados e mais de 500 casas destruídas, segundo as autoridades americanas.

No total, 13 focos de incêndios ao longo do sul do estado mantêm a população em alerta máximo, e milhares de bombeiros tentam conter o fogo, que se agrava diante das péssimas condições meteorológicas.

Em Rancho Bernardo, no condado de San Diego, cerca de 300 casas foram consumidas pelas chamas, informaram os bombeiros.

Outras 128 residências queimaram na zona turística de Lake Arrowhead, segundo a TV local, e pelo menos 100 casas foram destruídas na localidade de Fallbrook, 80 km ao norte de San Diego, revelaram as autoridades.

Providências - O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, ordenou a mobilização de 1.500 soldados da Guarda Nacional para contribuir nas operações da luta contra os incêndios, segundo seu gabinete.

"Os 1.500 guardas nacionais, sendo 200 atualmente estacionados na fronteira entre Califórnia e México, serão colocados à disposição do gabinete de serviços de emergência do governador, nas zonas mais necessitadas".

Schwarzenegger também pediu ao Pentágono o envio de equipamentos aéreos de luta contra incêndios (Maffs), em carta enviada ao secretário da Defesa americano, Robert Gates.

"A proliferação dos focos de incêndio no sul da Califórnia faz necessária a utilização imediata de todos os 'Maffs' disponíveis para nos ajudar nessa situação de urgência", justificou Schwarzenegger.

Os "Maffs" são equipamentos que podem ser montados sobre aviões militares para transformá-los em bombardeiros de água ou produtos retardadores.

"É um momento trágico para a Califórnia. Os incêndios devastadores mataram uma pessoa e feriram quatro bombeiros", disse Schwarzenegger à imprensa, acrescentando que os bombeiros fazem "um trabalho extraordinário".

"Pedimos a todas as pessoas que atendam às evacuações ordenadas pelo pessoal de emergência", pediu o governador da Califórnia.

Caos- Segundo a imprensa local, as autoridades do condado de San Diego ordenaram a retirada de 300 mil pessoas ameaçadas pelas chamas, que se aproximam de setores residenciais.

Um dos focos mais impressionantes está no leste de San Diego, perto da fronteira com o México, onde, no domingo, uma pessoa morreu e outras 17 ficaram feridas, incluindo os quatro bombeiros.

Milhares de bombeiros tentam conter o fogo, que já queimou mais de 34 mil hectares no sul do estado, enquanto a expectativa é de que as temperaturas continuem acima dos 30°C e de fortes ventos, anunciou a agência intergovernamental de incêndios.

Celebridades - Em Malibu, a cidade das estrelas, no oeste de Los Angeles, o fogo continuava devastando mais de mil hectares e ameaçava mais de 400 casas nas colinas. Entre os famosos, o ator Mel Gibson teve que abandonar sua residência.

Sete imóveis, entre eles uma mansão estimada em US$ 17 milhões que acabava de ser vendida, foram reduzidos a cinzas neste incêndio aparentemente provocado após a queda de um cabo de alta tensão.

As chamas, atiçadas por um sistema climático estacional, conhecido como ventos de 'Santa Ana', chegaram inclusive à Rota 66, a mítica estrada que beira a costa do Pacífico entre Los Angeles e San Francisco, onde a circulação de veículos teve de ser bloqueada nesta segunda-feira.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.